100 anos de história do PSM da 14 de Março: lançamento de livro e outras ações marcam aniversário


Prefeito Edmilson nos 100 anos do PSM da 14 - Foto: Produção BN

O Hospital do Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti (HPSM), mais conhecido como "PSM da 14 de Março", completou 100 anos de história, e hoje, quarta-feira (10), está tendo uma programação toda especial de aniversário, feito pela Prefeitura de Belém, com participação do prefeito da cidade Edmilson Rodrigues.


A comemoração do centenário terá o lançamento do livro “As políticas de saúde do Pará na primeira República” dos servidores públicos, o médico sanitarista José Raimundo da Silva Árias e a professora Regina Barbosa da Costa. Além da apresentação do grupo de toada Encantos do Sol e dos corais do Banco do Brasil e da Igreja da Sé.


Centenário do PSM da 14 de Março - Foto: Produção BN

O HPSM recentemente foi destaque nacional como referência no atendimento de emergência, sobre o tempo de permanência no hospital que reduziu em até 66%, isso condiz com o tempo de espera para atendimento do paciente.
Além desse reconhecimento, o PSM da 14 realiza atendimentos com diversas especialidades e de alta complexidade como: Cirurgia Geral, Anestesia, Traumatologia, Neurocirurgia, Pediatria, Clínica Médica e Intensivista. E as especialidades: Nutrição, Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Farmacêutico, Farmacêutico-Bioquímico e Enfermagem. O hospital dispõe ainda de sala de vacinação e serviço de hemoterapia que funcionam 24 horas por dia.

Um breve histórico – inaugurado em 8 de agosto de 1921, pelo então governador do Estado do Pará, o dr. Sousa Castro, o HPSM se tornou o símbolo de referência de evolução ao longo desse período. Atualmente o PSM da 14 de Março atende mais de seis mil pessoas por mês, realizando atendimentos de média e alta complexidade.


11 visualizações0 comentário