406 anos de Belém: Confira algumas curiosidades da capital paraense


Imagem: Reprodução


Na próxima quarta-feira, 12 de janeiro, o município de Belém comemora 406 anos de fundação. Na trajetória de pequeno vilarejo a uma das mais importantes cidades da Amazônia Legal, a capital paraense acumula histórias e feitos ao longo dos tempos.


E para comemorar seu aniversário, separamos cinco curiosidades e particularidades da capital paraense. Confira!


Mercado Ver-o-Peso


Imagem: Reprodução

Considerado um dos principais pontos turísticos de Belém, o Mercado do Ver-o-peso é datado do século 17. A princípio, a área foi usada como posto de fiscalização portuguesa e atributos dos gêneros trazidos para a sede das capitanias. A construção do Mercado de Ferro, como inicialmente era conhecido o 'Ver-o-peso', teve início em 1899. Toda a estrutura do espaço foi trazida da Europa e seguia as tendências da art nouveau. Ponto turístico, o Mercado Ver-o-peso, em 2008, recebeu o título de uma das Sete Maravilhas Brasileiras. O rótulo veio por meio de concurso promovido pelo HSBC e revista Caras.


Do Forte do Presépio à Cidade de Belém


Imagem: Reprodução

Fundada, em 1616 pelo Capitão-mor Francisco Caldeira Castelo Branco, a cidade de Belém surgiu como forma de resistência contra os corsários holandeses e ingleses, que estavam estabelecidos no território do Grão-Pará. Na época, Caldeira ergueu o Forte do Presépio para impedir o avanço dos holandeses, franceses e ingleses na Amazônia. Da construção, deu-se início ao vilarejo que, mais tarde, tornaria-se Belém.



A maior procissão católica do mundo


Imagem: Reprodução

O Círio de Nazaré é um dos eventos mais aguardados pelos católicos, e é celebrado todo segundo domingo de outubro. Estipula-se que a procissões e romarias reúnam mais de dois milhões de pessoas que percorrem cerca de 3,6 km pelas ruas do município paraense. Em setembro de 2004, o Círio de Nazaré foi registrado, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial.


O cinema mais antigo


Imagem: Reprodução

Considerado o cinema mais antigo em funcionamento no país, o Cine Olympia resiste ao tempo e mantém a sétima arte pulsante em Belém. Fundado em 24 de abril de 1912, pelos empresários Carlos Teixeira e Antonio Martin, o equipamento cultural sempre ocupou o mesmo endereço, no bairro de Campina. Em 2006, o funcionamento do espaço ficou ameaçado. No entanto, após apelos da sociedade civil, a prefeitura de Belém assinou um contrato para manter o cinema.


O Papa em Belém


Imagem: Reprodução

Em sua visita ao Brasil, na década de 1980, o Papa João Paulo passou por alguns Estados e cidades do país. Dentre elas, Belém recebeu a visita do pontífice. Na ocasião, o religioso rezou uma missa campal. O momento foi eternizado com a construção de um monumento em homenagem a João Paulo Segundo.

37 visualizações0 comentário