Ação em Belém disponibiliza testagem gratuita sobre HIV/Aids, hepatite B e C e Sífilis


Foto/reprodução

A prefeitura de Belém, junto com Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) junto à ONG 'Arte pela Vida', promover ação de testagem de HIV/Aids, hepatite B e C e Sífilis, nesta terça-feira (22), no shopping popular que fica na av. João Alfredo, no centro comercial de Belém, que fica no bairro da Campina. O atendimento começa às 11h e vai até às 16h.


Segundo a Sesma o objetivo é sensibilizar moradores e frequentadores da área comercial sobre a importância de prevenir estas doenças e de diagnosticar precocemente, para tratamento.


A ação


Durante a ação, também se desenvolverá ações de informação, aconselhamento e prevenção. Acontecerá uma mesa redonda, abordando a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's). Também serão distribuídos preservativos aos participantes. Também haverá programação cultural com teatro, show musical, carimbó e sorteio de prêmios.


De acordo com número do Ministério da Saúde, a estimativa é de que existam 920 mil pessoas vivendo com HIV/Aids no Brasil atualmente. Cerca de 89% foram diagnosticadas e 77% seguem em tratamento. Isso significa que cerca de 11% das pessoas infectadas ainda não sabem disso. Em 2019, foram diagnosticadas 41,9 mil novas infecções e registrados 10.565 óbitos.



Programação


11h às 16h - Testagem e Aconselhamento de HIV/Aids pela equipe da Sesma - testes IST/Aids, Hepatites Virais e distribuição de preservativos masculinos e femininos.


12h às 13h - Mesa redonda.

Participantes: Edgar Barra (coordenador de Referência técnica de IST/Aids e Hepatite Virais da Sesma); Francisco Vasconcelos (coordenador geral da Ong Arte pela vida); Amélia Garcia (representante das cidadãs positivas do Pará, secretária financeira do grupo de mulheres prostitutas do Estado do Pará, secretária executiva da Ong Arte pela Vida, PM reformada e paciente vivendo 29 anos de HIV/Aids), Sônia Baltazar (representante da RNP+ -Rede de pessoas vivendo - em Ananindeua, voluntária da Ong Arte pela vida, empreendedora da feira de empreendedorismo LGBTQIA+2022).


13h30 às 14h30 - Apresentação teatral da Cia de Teatro musas com a peça “POSITHIVOS”


14h30 às 15h30 - Show musical: Banda D’Boa (projeto de músicos Ong Arte pela Vida); Grupo de dança Carimbó de Mosqueiro Bira Marques.

29 visualizações0 comentário