Ações de educação e saúde integrada são promovidas por entre Semec e Sesma



As secretarias municipais de Educação (Semec) e da Saúde (Sesma), iniciaram conversas na última terça-feira, 4 de maio, no intuito de alinhar ações para promover educação e saúde em tempo integral. Esse encontro faz parte da segunda etapa do planejamento da Prefeitura de Belém.


Márcia Bittencourt, secretária de Educação, informou: “O prefeito, Edimilson Rodrigues solicitou que nós, secretários de Educação e Saúde, começássemos a construir ações integradas, que possam cuidar das crianças de forma integral. Belém já está mostrando com a vacinação da Covid-19 e, agora, unir à Educação, que é uma secretaria significativa para ele”.

A secretária adiantou que cada um dos oitos distritos de Belém deverá ter uma escola de tempo integral, e para isso acontecer vão contar com a Sesma para fazer os cuidados da saúde das crianças. Em contrapartida, a Sesma conta com diversos equipamentos e materiais para desenvolver essas ações de educação e saúde integral e integrada, como veículos, consultórios de rua, odontomóvel, ônibus consultório e outros. Que atenderá não somente os alunos, mas seus familiares e funcionários também.


Essas ações deverão começar inicialmente por escolas que ainda tem aulas presenciais. Há uma discussão e uma previsão para um início já nos meses de Maio e Junho, essa proposta da Semec de começar as ações voltadas, inicialmente para a atualização do calendário de vacinação das crianças e o cuidado odontológico. Enquanto as duas secretarias planejam uma ação maior para atender a população, a ideia é conscientizar e orientar sobre os serviços de saúde, de forma educativa.


Além dos titulares da Sesma e da Semec, estiveram presentes na reunião Juliana Lavareda, do Núcleo de Promoção à Saúde da Sesma; Mayra Rolla e Patrícia Goldin, do Programa Saúde na Escola (PSE); a arte educadora Juliana Porto; integrantes da equipe da saúde primária da Sesma; a diretora geral da Sesma, professora Araceli Lemos; e a assessora especial, professora Guiomar Cruz.

8 visualizações0 comentário