A ação de mamografia da ONG Américas Amigas em parceira com o Instituto Nossa Voz começa em Belém


Foto: Belém Noticías

A ONG Américas Amigas, em parceria com a Daiichi Sankyo Brasil e o Instituto Nossa Voz deram início hoje, 8 de abril à ação Mulheres Amigas – Temporada Amazônia, na região Norte, promovendo exames gratuitos de detecção e diagnóstico do câncer de mama. No Pará serão atendidas aproximadamente 1600 mulheres entre Belém e Santarém. Sendo 800 em Belém e 800 em Santarém.


Serão indígenas, ribeirinhas, de comunidades quilombolas, além de mulheres da periferia de cidades vizinhas, previamente cadastradas com o apoio do Instituto Nossa Voz.


A carreta que conta com o que há de mais moderno para fazer o exame de mamografia estará no Portal da Amazônia até o dia 17 deste mês. E depois irá percorrer municípios das regiões norte, nordeste e centro-oeste levando exames de detecção e diagnóstico do câncer de mama gratuitos para cerca de 4 mil mulheres.


Foto: Belém Noticías

No Pará, a Ação Mulheres Amigas Temporada Amazônia conta com a parceria local do Instituto Nossa Voz, que atua nas periferias, comunidades ribeirinhas, quilombolas e indígenas.


Os agendamentos para a mamografia já foram realizados previamente de acordo com o levamento de demanda feito pelo Instituto Nossa Voz. A prefeitura de Belém está dando apoio, garantindo o suporte do espaço, bem como energia para o funcionamento da carreta.


A ação também envolve treinamento e capacitação de profissionais do sistema público de saúde. Aqui em Belém, os ACS, ACE e enfermeiros do município que irão fazer a capacitação, na Aldeia de Cultura Amazônica, nos dias 6 e 7 de abril.


O próximo destino da carreta “Mulheres Amigas Temporada Amazônia” será em Santarém nos dias 24/04 ao dia 03/05.


Agenda no Pará:


6 e 7 de abril – I Workshop para a Atenção Básica de Saúde do Pará, realizado em Belém/PA, na Aldeia Cabana de Cultura Amazônica, para treinamento e capacitação de agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos de enfermagem, assistentes sociais e enfermeiros(as).


8 a 17 de abril – Belém/PA - Carreta Mulheres Amigas Temporada Amazônia, no Portal Amazonia, com atendimento de 65 mulheres ao dia (podendo chegar a 80 atendimentos ao dia).

24 de abril a 03 de maio – Santarém/PA - Carreta Mulheres Amigas Temporada Amazônia, na Praça Barão de Santarém, com atendimento de 65 mulheres ao dia (podendo chegar a 80 atendimentos ao dia).


“Realizar a ação Mulheres Amigas – Temporada Amazônia em parceria com a Daiichi Sankyo é gratificante pois, além de levar exames gratuitos de detecção e diagnóstico de câncer de mama para populações menos favorecidas, estamos também conscientizando sobre a importância da detecção precoce, melhor forma de combater o câncer de mama e diminuir a mortalidade pela doença”, diz Andréa da Veiga Pereira, presidente da ONG Américas Amigas.


“No ano que comemora 60 anos no Brasil, a Daiichi Sankyo tem orgulho de liderar uma iniciativa como essa, que visa a detecção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, para mulheres da região amazônica. Com isso, a Daiichi Sankyo Brasil renova seu compromisso permanente com o desenvolvimento sustentável da sociedade.”, afirma Marcelo Gonçalves, Presidente da Daiichi Sankyo Brasil.


“Essa iniciativa aqui em Belém é muito bem-vinda, pois olha para as necessidades de atenção em saúde, das mulheres das nossas comunidades que mais precisam e que têm poucas possibilidades de acesso à saúde, como as mulheres indígenas, ribeirinhas, quilombolas e da periferia das cidades vizinhas”, diz Nice Tupinambá, Presidente do Instituto Nossa Voz.


Sobre a ONG Américas Amigas


Fundada em 2009, A Américas Amigas é uma Organização da Sociedade Civil (OSCIP) e Entidade Promotora dos Direitos Humanos que atua em todo Brasil pela queda da mortalidade por câncer de mama entre a população em situação de vulnerabilidade social.


Dentre suas ações, já doou 23 mamógrafos para hospitais públicos e filantrópicos, promoveu mais de 33 mil horas de capacitação para profissionais da saúde e viabilizou mais de um milhão de mamografias em todo o Brasil. Para mais informações, visite: www.americasamigas.org.br


Sobre a Daiichi Sankyo


A Daiichi Sankyo, companhia farmacêutica global com origem corporativa no Japão, dedica-se à criação e fornecimento de produtos farmacêuticos e serviços em 27 países para suprir as diversas necessidades médicas, tanto em mercados desenvolvidos quanto em desenvolvimento.


Com mais de 16.000 colaboradores ao redor do mundo e mais de 100 anos de expertise científica, a companhia baseia-se em um rico legado de inovação e um pipeline robusto de novos medicamentos promissores para ajudar os pacientes. Enquanto mantém seu portfólio de produtos farmacêuticos nas áreas cardiovascular, psiquiatria, hipertensão, gastroenterologia, ortopedia, inflamação e dor; o grupo está engajado no desenvolvimento de terapias inovadoras nas áreas metabólicas, cardiovasculares e em oncologia. Para mais informações, visite: www.daiichisankyo.com.br



Agenda da ação


08/03 a 17/03 – Palmas / Tocantins

24/03 a 02/04 – São Luís / Maranhão

08/04 a 17/04 – Belém / Pará

24/04 a 03/05 – Santarém / Pará


11/05 a 20/05 – Manaus / Amazonas

28/05 a 06/06 – Cuiabá / Mato Grosso



Instituto Nossa Voz


Nice Tupinambá

(91) 9355-2289


Neoside Agency

Andrea Garcez

Andrea.garcez@neoside.agency

(11) 98206-2723




64 visualizações0 comentário