
O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) emitiu selo de Indicação Geográfica (IG) para dois importantes produtos paraenses, a farinha de Bragança e o queijo do Marajó. O registro de IG é dado a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem, atribuindo reputação, valor de mercado e identidade.
Com o selo, o queijo do Marajó passou a ter reconhecimento de mercado devido à procedência, o que trouxe benefícios aos produtores de vários empreendedores da cadeia produtiva nos sete municípios de abrangência da IG: Chaves, Cachoeira do Arari, Muaná, Ponta de Pedras, Santa Cruz do Arari, Salvaterra e Soure.
A conquista da IG pela farinha de Bragança beneficia produtores também dos municípios de Augusto Corrêa, Santa Luzia do Pará, Tracuateua e Viseu.
Com essas certificações, são três produtos com IG no Pará, já que o cacau de Tome-Açu já havia conquistado o selo em 2019. Todos os processos tiveram participação ativa para a conquista dos selos, junto com uma rede de parceiros.