A importância da campanha Dezembro Vermelho


Foto: Reprodução - Google

O Dezembro Vermelho é uma campanha nacional intitulado pela lei nº 13.504 de 2017, essa lei foi criada para promover a proteção e direitos aos portadores do vírus HIV e Aids e demais infecções de âmbito sexualmente transmissível. Esse mês de campanha os hospitais e posto de saúde, universidade e organizações usam para promover grandes campanhas de proteção e cuidado aos portadores do HIV e Aids, e de prevenção para que mais pessoas possam evitar o contagio.


Segundo o Ministério da Saúde, a Aids é uma doença causada pela infecção do vírus da imunodeficiência humana, (HIV), com o poder de atacar o sistema imunológico humano, deixando o paciente mais frágil, pois o vírus ataca o sistema responsável por defender o organismo de doenças, de modo que o linfócito T CD4 são células mais atingida pelo vírus.


É importante e muito falado na campanha de proteção ao HIV/Aids como se dá a transmissão do vírus. O vírus do HIV/ Aids é transmitido pelo ato sexual sem proteção, agulhas, transfusão sanguínea, de mãe para filho na gravida, e mesmo na amamentação se os cuidados necessários não forem tomados.


O mais importante é que uma pessoa que possui a infecção pode ter uma vida saudável, porém não entenda como cura, pois ainda não foi descoberta a cura para a doença. No entanto ter o vírus HIV, não é a mesma coisa que ter Aids, muitas pessoas que tem o vírus passa anos sem desenvolver a doença, ou quaisquer sintomas da mesma.


Apesar do vírus ou Aids não matar em condição de tratamento, é importante que seja tomado todo o cuidado para que ele não seja transmitido, e a pessoa exposta a doença deve iniciar o tratamento para ter uma vida mais saudável e interromper a cadeia de transmissão dessa infecção, e se por acaso a Aids não for tratada adequadamente, a pessoa que a possui poderá morrer.

5 visualizações0 comentário