A importância da coordenadoria para a defesa dos direitos da mulher.


A Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel) vem exercendo um papel importantíssimo na nova gestão da Prefeitura de Belém.


A Combel, tem o objetivo de formular, coordenar, promover, executar e acompanhar políticas e diretrizes pública de gênero no município de Belém, bem como desenvolver projetos visando o combate à discriminação de gênero e a defesa dos direitos da mulher.

A Combel foi instituída pelo Decreto nº 063.033/2010 de 08 de março de 2010, e hoje atende mais de 400 mulheres, de forma gratuita. Ampliando assim a capacidade da Prefeitura de Belém em implantar políticas públicas transversais, para fortalecer as famílias e beneficiar a sociedade em geral, ao passo em que potencializa as possibilidades de ações específicas para a população feminina.

A Coordenadoria é uma referência forte para a mulher para que, no momento em que ela se perceber em situação de violência e/ou vulnerabilidade, sinta-se encorajada e motivada a buscar ajuda, com a certeza de que terá assegurado o acolhimento de suas demandas, com o objetivo de sair daquela situação indesejada.

Então, é importante que os serviços oferecidos pela Combel sejam amplamente divulgados em todo o município, para que se tornem conhecidos pela população, como: Educação, trabalho, saúde, enfrentamento à violência, participação política, segurança pública e desenvolvimento econômico; sempre respeitando a diversidade das mulheres.

Além disso, a Combel também oferta gratuitamente oficinas e cursos de qualificação profissional, com o objetivo de capacitar as mulheres assistidas para o mercado de trabalho. Também realiza encaminhamentos para centros de saúde, abrigos, órgãos públicos e emissão de documentos.

Ações e Realizações no mês de maio Resumo (03/05 até 07/05) - Na primeira semana de maio: orientação e atendimento jurídico; Planejamento para o mês das mulheres (maio), com a representante da Secretaria Municipal de Educação (Semec), para tratar sobre as Figuras Femininas Homenageadas pelas Escolas do Município de Belém; Palestra na Guarda Municipal de Belém (GMB), para tratar sobre questões de gênero, assédio nos espaços de trabalho e fora deles, assim como, fazer orientações aos guardas municipais.



Foto: Combel

Resumo (10/05 até 14/05) – Na segunda semana de maio: Atendimentos jurídicos e atendimentos psicossociais por meio de demanda espontânea, foram realizadas reuniões com as Inspetoras da Guarda Municipal de Belém para tratar sobre o projeto “SOS MANAS”. Esse projeto tem como objetivo o desenvolvimento um aplicativo de denúncia para as mulheres e que funcione em toda região metropolitana. Seria uma parceria entre GMB, COMBEL E CINBESA1; Oficinas de forma presencial, a fim de fortalecer o empreendedorismo materno.

Resumo (17/05 até 21/05) – Na penúltima semana do mês de maio: reuniões com a Deputada Federal Vivi Reis (PSOL-PA) e com o vereador Fernando Carneiro (PSOL), ambos colocaram seus respectivos mandatos a disposição da coordenadoria na construção de políticas públicas para as mulheres; Planejamento para o dia “D” de doação de sangue na Fundação HEMOPA. Resumo (24/05 até 28/05) – na última semana do mês de maio: Atividades de sensibilização da população para a doação de sangue, em especial as mulheres. Lives de conscientização, caravana de solidariedade nas redes sociais e a promoção; Dia “D” de doação de sangue no HEMOPA.

9 visualizações0 comentário