A Prefeitura de Belém discute a implantação do Programa Municipal de Formação


A prefeitura Municipal de Belém, apresentou na última terça (4), o Programa Municipal de Formação. A implantação do programa, tem como objetivo a criação de políticas públicas municipais para a formação permanente de servidores, um espaço de formação integral para estagiários e ainda uma universidade livre. As propostas foram apresentadas pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, junto com a titular da Secretaria Municipal de Administração (Semad), Jurandir Novaes.


O Programa Municipal de Formação, além de capacitar os servidores municipais, inclui também a capacitação de estagiários, sejam eles estudantes do ensino médio ou do ensino superior. E a Prefeitura Municipal que desde o início da nova gestão trabalha intensamente para implantar programas que beneficiem a todos, e a ideia é que o programa contribua para a carreira profissional e acadêmica dos servidores e dos estagiários auxiliando assim na contribuição dos jovens profissionais.


A proposta de implantação desse projeto, faz parte também do plano do governo que o Prefeito Edmilson Rodrigues usou na campanha eleitoral de 2020.

O Programa está inserido no plano da Universidade Livre do Planejamento e da Administração de Políticas Territoriais, a Uniplant. E será um espaço de convergência que as ideias possam ser vinculadas às políticas públicas, como educação, saúde, administração pública, esporte e lazer, para as atividades de formação, onde a particularidade das pessoas será mantida, tendo um conteúdo próprio.


Sobre o Programa de Formação

O prefeito Edmilson Rodrigues disse, “ninguém se forma baseado em generalidade, você forma baseado em uma concepção filosófica e crítica do mundo, não que tenhamos que ter uma única concepção de mundo. Certamente, alguns já são especialistas, mas ainda assim vão ter que passar por processo permanente de formação, porque todos os dias surgem técnicas novas, inovações e não tem como ficarmos de fora”.

Jurandir Novaes, da Semad, relata que além da valorização do saber da comunidade, universidade livre vai estabelecer diálogo com as universidades públicas presentes no município, para o desenvolvimento de cursos em conjunto. A expectativa da Prefeitura é que a primeira ação de formação, voltada para os estagiários do município, ocorra ainda este semestre.


Os participantes da reunião

Participaram da reunião os titulares da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), Procuradoria Geral do Município (PGM), Secretaria Municipal de Controle, Integridade e Transparência (Secont), Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb); Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), Secretaria Municipal de Economia (Secon), Secretaria Municipal de Coordenação Geral do Planejamento e Gestão (Segep), Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), Coordenadoria de Comunicação Social (Comus) e Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur).

Estiveram presentes também a Guarda Municipal de Belém (GMB), Ouvidoria Geral do Município (OGM), Agência Distrital de Icoaraci (Adic), Agência Distrital de Mosqueiro, Agência Regional de Outeiro (Arout), Instituto de Previdência do Município de Belém (Ipmb), Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Município de Belém (Iasb), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Fundação Papa João XXIII (Funpapa), Fundação Municipal de Assistência do Estudante (Fmae), Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), Fundação Escola Bosque (Funbosque), Companhia de Tecnologia da Informação de Belém (Cinbesa), Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel), Coordenação das Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional (Copsan), Secretaria Extraordinária de Cidadania e Direitos Humanos (Secdh), Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Belém (Comdec), Coordenadoria da Diversidade Sexual, Coordenadoria Antirracista e Fundo Ver-O-Sol.

7 visualizações0 comentário