VI Festival de Toadas do Grupo Ayrakyrã movimenta grupos do Pará


Foto: Cleito Pantoja

O VI Festival de Toadas do Grupo Ayrakyrã é um torneio feito para grupos culturais que enaltece a história dos povos originários.


O evento acontecerá na Escola Walter Leite, bairro do Bengui, no domingo (14), das 14h00 às 23h59. Onde os grupos irão competir nos mais variados quesitos como os de porta estandartes, cunhã-poranga, índio guerreiro, fantasias e tantos outros.


Os grupos de toadas começaram a surgir a partir do ano de 1996 e de lá pra cá já aconteceram 26 torneios oficiais. Em 2001, surgiu o Grupo Free Dance, que organizou o primeiro concurso oficial no ano de 2002.


Já o Festival de Toadas do Grupo Ayrakyrã é promovido pelo Ponto de Cultura Grupo Ayrakyrã, que surgiu em 04 de agosto de 2002, no bairro do Bengui.




Foto: Cleito Pantoja

Segundo Cleito Pantoja, coordenador do grupo Ananin Dance, para um grupo participar destes grandes festivais é preciso uma grande preparação e cada detalhe da apresentação precisa ser estudado minuciosamente. “Nós gostamos de estudar o que vamos fazer para que tenha coerência, entre cenário, coreografia, roupas e adereços. Este ano vamos com o tema Amazônia de Alma Indígena e queremos colocar fogo na arena”. O Ananin Dance tem mais de 7 conquistas oficiais, ao longo dos 19 anos de estrada, sendo o maior campeão do estado em grandes festivais.





121 visualizações0 comentário