Altos índices de chuva em Belém alertam para os riscos de acidentes elétricos



A capital paraense durante essa época do ano não é mais conhecida como a cidade da chuva da tarde. Entre os meses que se estendem a partir do mês de dezembro a maio, a intensidade da chuva na capital aumenta, e especialmente neste mês de abril, os belenenses tem dormido e acordado com o som da chuva caindo na cidade.


O inverno amazônico está trazendo uma grande quantidade de chuva para a cidade. Temporais, rajadas de vento, e alagamento, são fenômenos que fazem parte desta época do ano. Porém durante este período é necessário redobrar os cuidados, tanto na questão dos danos materiais, quanto para a eletricidade dentro das residências. A população deve agir com precaução para evitar acidentes graves e fatais envolvendo energia elétrica.


Em 2021, de acordo com o levantamento da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), o Pará foi o estado da região Norte com o maior número de mortes, totalizando 27 óbitos, causados por choques elétricos motivados por intervenções indevidas na rede, falta de manutenção nas instalações internas das residências, de responsabilidade do proprietário, entre outros fatores. O mesmo levantamento aponta que 157 acidentes, em todo o país, aconteceram dentro das residências.


O cuidado com as instalações elétricas internas da casa é essencial e é de extrema importância a utilização de materiais adequados e com qualidade comprovada. Outra dica é não utilizar equipamentos elétricos que estiverem molhados ou em locais inundados, pois estes fatores aumentam o risco de choque.


Veja alguns cuidados importantes:


  • Se você estiver na rua e começar o temporal, afaste-se de campos de futebol, piscina, lagos, lagoas, praias, árvores, mastros e locais elevados, e jamais se abrigue próximo dos postes ou embaixo da fiação elétrica. O recomendado é estar dentro de casa ou local abrigado quando estiver chovendo;


  • Se você perceber que as paredes da sua casa estão úmidas, evite o contato com elas e não ligue equipamentos elétricos em tomadas instaladas ali, pois as paredes podem ser fonte de choques e mau funcionamento de equipamentos, causando danos aos aparelhos;


  • Durante as chuvas deve-se evitar a manutenção em telhados devido ao risco de ser atingido por raios. Também não se deve fazer manutenção em equipamentos elétricos ligados à tomada devido ao risco de choque elétrico;


  • Caso você seja motorista, precisa ficar atento ao volante, dirigir com cautela é a melhor prevenção para acidentes com quebra de postes. Durante a incidência de raio, fique dentro do seu veículo, pois eles são abrigos adequados, já que os pneus de borracha proporcionam um bom nível de isolamento em caso de raios que atinjam o solo.


  • Se algum cabo cair enquanto estiver no trânsito, não se aproxime e nem toque em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica. O ideal é isolar o local e ligar imediatamente para Central de Atendimento pelo número 0800 091 0196, e para o Corpo de Bombeiros no 192.

48 visualizações0 comentário