Ananindeua comemora 78 anos. Confira a programação


Foto: reprodução site Roma News

Nesta segunda-feira, 03 de Janeiro, o município de Ananindeua, na região metropolitana de Belém, comemora seus 78 anos de fundação.


Este ano, devido ao surto de síndrome gripal no município, mais a pandemia da covid-19, a programação será de forma virtual.


Um breve histórico


O nome Ananindeua é de origem tupi e deve-se à grande quantidade de árvore chamada Anani, que produz a resina de cerol utilizada para lacrar as fendas das embarcações. A cidade é originária de ribeirinhos e começou a ser povoada a partir da antiga Estrada de Ferro de Bragança. Originalmente considerada "cidade dormitório", apresentou um considerável desenvolvimento nos últimos anos, decorrente da falta de espaço para a construção de novas moradias em Belém.


Teve seu maior crescimento populacional a partir da construção da BR-010 (Belém-Brasília) na década de 1960, na qual as indústrias localizadas em Belém começaram a se estabelecer ao longo desta rodovia.Na década de 1970, inicia a construção do primeiro conjunto habitacional Cidade Nova, programa de habitação de âmbito Federal, sob responsabilidade da Companhia Habitação do Estado do Pará (COHAB), foi uma espécie de ordenamento da periferia. A área foi adquirida aos poucos, pertencia em sua maioria a japoneses e nordestinos, que possuíam hortas e granjas, a COHAB comprou os terrenos e foram inauguradas as Cidades Novas I a IX.


Depois foi inaugurado o conjunto Guajará, em seguida seria inaugurado o conjunto PAAR (Pará, Amazonas, Acre e Rondônia); no entanto, em sua fase final foi invadido por populosos e por um breve período da história do município foi considerado como a maior invasão da América Latina, hoje ele é considerado um conjunto habitacional.




Veja a programação:


Dia 3/01

Live Samba – 19h

Mariza Black

Família Travassos


Dia 4/01

Live Mestres do Carimbó – 19h

Mestres: Luís Pontes e Juvenal

Grupos Folclóricos de Carimbó: Parananin e Mayaná


Dia 5/01

Live: Sertanejo - 19h

Dupla: Gleydson e Lohan

Banda Tropa do Forró


Dia 6/01

Live: MPB - 19h

Jorge Eggs

Márcio Farias


Dia 7/01

Live: Live Brega - 19h

Júnior Batidão

Nega Lora


Dia 8/01

Live: Live Hip Hop/ Rock - 19h

Mc Dourado


Dia 9/01

Live infantil (teatro de bonecos/ música infantil) – 17h

Musical Infantil

Ballet na Comunidade do Paar

Teatro de Bonecos


9 visualizações0 comentário