
Como nem todos podem ir ao supermercado, alguns por não terem tempo, outros pelas condições financeiras, é sempre bom ter uma segunda opção para ter acesso a legumes, frutas.
O cheiro verde é o nome popular da união de cebolinha e salsinha, vendido em saquinhos no supermercado. Essa planta perene pode atingir até 20 cm de comprimento e se destaca como o principal cultivo feitos em quintais e em varandas de apartamentos.
Confira agora o passo a passo:
1- Para iniciar o plantio você deve escolher um recipiente, o vaso é o mais recomendado, pode ser utilizado o de plástico, o de cerâmica ou até garrafas pets cotados ao meio. O recipiente escolhido deve ter um furo na parte de baixo.
Caso você opte por usar garrafa PET, é muito importante cortar a embalagem ao meio e fazer dois furos no fundo. Esses orifícios servem para drenar a água.
Cano de PVC e pneu também são usados como local definitivo do plantio de cheiro verde e tem um custo menor.
2- Independente do tipo de recipiente que você for escolher, é de extrema importância que você faça uma camada de drenagem, uma manta de drenagem, terra, planta e palha.
A camada de drenagem é o lugar onde fica o excesso de água das plantas. Nessa etapa, você pode usar argila expandida para obter os melhores resultados. Na falta desse material, as pedrinhas britam cumprem o papel de drenar a água, bem como as bandejas de isopor (quebre em pedaços para fazer a camada).
3- Depois de fazer as camadas de drenagem, chegou a hora de incluir as terras no vaso. É de suma importância que seja uma terra nutritiva, capaz de fornecer todos os nutrientes que a planta precisa.
4- Compre cheiro-verde no supermercado. Depois, faça buracos na terra para colocar as raízes dessa planta. Se for preciso, corte um pouco as raízes, para que elas possam ficar na vertical e não na horizontal.
Faça a poda das folhas para com uma tesoura para usar na cozinha e use apenas as raízes para o plantio.
Outra forma de cultivo é comprar as sementes, plantar, aguardar a germinação e fazer o transplante para o vaso.
Para cultivar cheiro-verde no vaso, é fundamental finalizar com uma camada de palha. Esse material vegetal mantém a umidade da terra, evita a evaporação dos nutrientes e protege contra pragas.
As regas podem ocorrer duas vezes ao dia: uma pela manhã e outra no final da tarde. Cuidado para não exagerar na quantidade de água, pois o cheiro-verde não gosta de solo encharcado.
Por causa de algumas pragas, a cebolinha pode adoecer e não se desenvolver. Um truque para evitar esse tipo de problema é colocar uma naftalina na terra. Esse produto afasta cochonilha, formigas e pulgões da sua planta.