Aproveite o banho! Dezesseis praias de Belém passam nos Testes de balneabilidade, confira


Praia do Vai-Quem-Quer - Foto: Reprodução site Instituto Peabiru

Neste final de semana, muita gente vai poder tomar banho nas praias e balneários da capital paraense, depois do teste do teste de balneabilidade, feito pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belém (Semma), quase todas foram liberados para banho. A coleta do material foi realizada durante o mês de junho, e o resultado saiu ontem. Das 8 praias testadas, 16 estão aptas para os banhistas.


Dessas 16 praias, 10 delas ficam no distrito de Mosqueiro: Baía do sol, Paraíso, Marahú, São Francisco, Ariramba, Chapéu Virado, Murubira, Farol, Grande e Areão; Duas em Outeiro: Praia Grande e Amor; E quatro em Cotijuba: Farol, Amor, Saudade e Vai Quem Quer.

As reprovadas pelos testes são: Cruzeiro, localizada no distrito de Icoaraci, e da Brasília, no distrito de Outeiro.


De acordo com a Semma, esta análise seguiu orientações do Manual de Orientações para Coleta de Água, Amostras Ambientais e Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária do Laboratório Central do Estado do Pará (Lacen) e a resolução nº 274 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), de 29 de novembro de 2000, que estabelece os critérios de balneabilidade em águas brasileiras.

A Sesma orienta que todos os banhistas tomem cuidado com as medidas ambientais, em relação a manutenção dessas praias, para que fiquem limpas durantes esse período, para uso de todos.



16 visualizações0 comentário