Até o dia 8 de janeiro ocorrerá o período de defeso do caranguejo-uçá no Pará


Imagem: National Geographic/Reprodução.

No último dia três de janeiro começou o período defeso do caranguejo- uçá, que irá até o dia oito de janeiro deste mês. O período defeso, se dá pela proibição da pesca de determinada espécie, neste caso o caranguejo-uçá, pois é o período reprodutor do animal. A proibição é necessária para que a espécie não seja ameaçada, se o período defeso não acontecer a espécie sofrerá com pesca predatória podendo colocar a espécie em extinção.


A pesca deste animal está proibida em 11 estados, são eles Pará, Amapá, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Se a lei for violada a multa a ser paga é de 100 mil e mais reais R$ 20,00 por quilo de caranguejo-uçá apreendido.


Neste ano, o período defeso do caranguejo-uçá ocorrerá em quatros momentos diferentes, que acontece de acordo com as fases da lua nova e lua cheia. No entanto o próximo período defeso será nos dias 2 a 7 de fevereiro, período de lua nova. O terceiro período será entre os dias 3 a 8 de março, mais uma vez será lua nova, já o último período defeso acontecerá entre os dias 19 a 24 de março, que será lua cheia.

12 visualizações0 comentário