Atenção paraenses: Defesa Civil alerta para os fortes temporais em Janeiro


Foto: Bruno Cecim/Agência Pará


A Prefeitura Municipal de Belém, através da Defesa Civil, fez um comunicado na manhã desta terça (04), para os fortes temporais que devem cair sobre a capital paraense, até o início do mês que vem.


De acordo com o boletim meteorológico da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), as chuvas previstas vem com um potencial grau de severidade, o que já coloca o município em alerta laranja.


Para a Semas, os valores máximos de precipitação - a quantidade de água para o mês de janeiro gira em torno dos 400 a 500 mm/mês, enquanto na climatologia mínima, ou seja, nas temperaturas mais baixas, estes valores podem variar entre os 300 e 400 mm/mês.


Segundo a previsão da Secretaria, grande parte do estado apresenta uma enorme possibilidade de chuvas, consideradas acima do normal, principalmente sobre a região metropolitana de Belém, como também, leste do Marajó, extremo noroeste da Calha Norte e parte do Sudeste e Sudoeste paraense.


Já no extremo Sul do Estado, a previsão indica chuvas dentro da normalidade, exceto pela porção sul da Calha Norte, oeste do Marajó e Baixo Amazonas, onde se espera volumes de chuvas muito elevado na região.

81 visualizações0 comentário