Bancada das Mulheres Amazônidas tomam posse na Câmara Municipal de Belém nesta segunda-feira (14)

Atualizado: 13 de mar.


A Bancada Mulheres Amazônidas é composta por Gizelle Freitas, Fafá Guilherme, Kamilla Sastre e Jane Patrícia.



A candidatura coletiva vai assumir a vaga que antes era ocupada pelo Vereador Zeca do Barreiro (AVANTE), que teve seu mandato cassado após seu partido fraudar a cota de gênero. Na sentença emitida Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA), foi constatado que o partido não respeitou a cota de 30% de candidaturas femininas, prevista em lei, em sua chapa eleitoral. Essa decisão fez com que a 1ª suplência, ocupada pela candidatura coletiva da Bancada Mulheres Amazônidas, tivesse direito de assumir a cadeira do vereador cassado.


A Bancada Mulheres Amazônidas é composta por Gizelle Freitas, Fafá Guilherme, Kamilla Sastre e Jane Patrícia. Nessa proposta de mandato coletivo, todas as integrantes serão covereadoras, sendo a Gizelle Freitas a representante legal presente nas sessões.


As candidatas obtiveram 3.661 votos nas eleições municipais de 2020, sendo a 5ª candidatura mais votada do PSOL em Belém, e a chapa coletiva mais votada no Pará.


A posse acontece um mês depois da sentença emitida pelo TRE-PA. O julgamento ocorreu no dia 10, de fevereiro na sede do TRE-PA. E por 4 votos a 3, o Tribunal Regional condenou o vereador Zeca do Barreiro e seu partido AVANTE por fraude de cota de gênero, por utilizarem mulheres como “candidaturas laranjas”, e acusações de abuso de poder econômico.

123 visualizações0 comentário