Bandeiramento amarelo a partir desta sexta na Grande Belém


A partir desta sexta-feira (14), a Região Metropolitana de Belém passa por alteração na coloração do bandeiramento. Além da RMB, as regiões do Marajó Oriental, Nordeste do Tapajós, do Baixo Amazonas e do Baixo Tocantins também saem da cor laranja para a amarela.


A cor amarela representa risco intermediário dos municípios na taxa de transmissão do novo coronavírus e capacidade média de resposta do sistema de saúde.


Com a mudança, passa a ser permitido o funcionamento de restaurantes, lanchonetes, bares e estabelecimentos afins até 1h da madrugada, devendo ser respeitada a lotação máxima de 50% da capacidade dos ambientes. Para a venda de bebidas alcóolicas e a quantidade de músicos não há limite de horário. As academias e salões de beleza passam a funcionar sem agendamento prévio.


Já para a realização de eventos privados em locais fechados fica permitida a capacidade máxima de até 200 pessoas. Permanecem fechados ambientes com realização de shows e festas, como boates, casas noturnas e estabelecimentos similares.


Foto: Divulgação /Agência Pará


Segundo o levantamento apresentado pelo Comitê Científico liderado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sespa), os dados apresentados demonstraram que a ocupação atual dos leitos clínicos é de 41,9% e de 58,2% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na Região Metropolitana de Belém.


O levantamento apontou também a diminuição da procura de leitos no sistema de saúde no Estado. Atualmente, o percentual de ocupação de leitos clínicos exclusivos para o tratamento da Covid-19 é de 42,1% e o de UTI é de 67%. Até o último dia 06 de maio, as ocupações eram, respectivamente, 43,1% e 69,6%.


As regiões de Carajás, do Xingu, do Araguaia e do Marajó Ocidental continuam com bandeira na coloração laranja, o que representa risco médio dos municípios na taxa de transmissão do novo coronavírus e média capacidade de resposta do sistema de saúde.


Além disso, nas regiões com bandeiramento laranja fica proibida a abertura de casas de shows e boates. As praias e balneários reabrem e o comércio funciona sem restrição de horário.


A decisão foi tomada nesta quinta-feira (12), durante reunião do Governo do Estado com o Comitê Técnico e Científico. O Decreto Estadual 800/2020 com essas novas determinações deverá ser publicado nesta sexta-feira (14).

55 visualizações0 comentário