Batedores de Açaí receberam novos equipamentos em Belém


Foto/reprodução

No aniversário da capital paraense, os batedores de açaí receberam mais de 1.600 equipamentos novos, entre máquinas de branqueamento, mesas de peneiramento e basquetas. O projeto faz parte do Kit açaí, projeto do Governo do Estado, e foi entregue pelo prefeito Edmilson Rodrigues junto com o governador Helder Barbalho e outras autoridades.


Ao todo foram contemplados 240 batedores de açaí artesanais da capital, que receberam 240 máquinas de branqueamento de açaí, 240 mesas para peneiramento em aço inox e 1.200 basquetas, totalizando 1.680 itens.

A Prefeitura de Belém, Vigilância Sanitária municipal e Associação dos Batedores de Açaí de Belém é quem faz a seleção dos beneficiados, fazendo a inspeção nos locais de venda, para levantar quais são os trabalhadores que necessitam dos equipamentos.


Edmilson e Helder na entrega do Kit açaí

Todo os itens que os batedores de açaí receberam, serve para contribuir com a prática de higienização e comercialização do açaí até chegar ao consumidor. Na mesa, por exemplo, os frutos são peneirados para retirada de possíveis detritos, iniciando o processo de limpeza. A assepsia completa do fruto ocorre posteriormente, no tanque de branqueamento, para eliminar microrganismos que podem contaminar o caroço do açaí.



68 visualizações0 comentário