
Os bairros de São Brás, Cremação, Condor, Guamá, Jurunas e Cidade Velha, estão sendo mapeadas para identificar suas áreas de risco de alagamentos, pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e a Prefeitura de Belém, através da Comissão de Defesa Civil.
Este processo recomeçou na terça, e os bairros mapeados estão localizados na área de abrangência do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), que também está dando apoio para a ação.

Se tu não sabes, essa é a primeira vez em Belém que esse trabalho é realizado pela prefeitura, essa preocupação de que acabe ou reduza os alagamentos nos bairros, evitando assim os transtornos causados pela chuva que é constante na capital. Nessa ação, moradores das vias sujeitas a alagamentos estão sendo ouvidos, pelos geólogos do CPRM, e os dados são baseados em levantamentos passados.
Na capital paraense, o maior risco são as enchentes e inundações, que na cidade chove bastante e essa triste lembrança vem se arrastando por anos e anos em gestões passadas.
Esse mapeamento irá acontecer em todos os bairros de Belém.