Belém imunizada: confira as vacinas disponíveis à população


Foto: Márcio Ferreira

Mais uma semana e a oportunidade à população de Belém que ainda não se vacinou contra o sarampo, Influenza e covid-19. A Prefeitura do município disponibiliza os imunizantes de hoje (30) à sexta-feira, 3 de junho, em diversos pontos da capital.


O atendimento segue disponível nos pontos de vacinação nas unidades Básicas de Saúde (UBS), shopping centers e faculdades, em horários diferenciados e seguindo os critérios dos públicos elegíveis.


Covid-19


Disponível para o público infantil e adultos. Poderão se vacinar todos aqueles que ainda não receberam a primeira ou a segunda dose, bem como as pessoas acima de 18 anos, que foram vacinadas com a segunda dose até janeiro deste ano e que ainda não receberam a terceira dose.


A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) informa que como a recomendação do Ministério da Saúde para a aplicação da dose de reforço (3° dose) da Covid-19 para o público de 12 a 17 anos saiu na noite de sexta-feira, 27, fará o levantamento do estoque de imunizantes nesta segunda-feira, 30, e se forem doses suficientes, abrirá a dose de reforço para este público já nesta semana.


Reforço 3ª ou 4ª dose


A dose de reforço (terceira ou quarta dose) deve ser feita com intervalo de quatro meses da anterior. A quarta dose está disponível para todos os imunocomprometidos, a partir de 12 anos de idade, com apresentação de uma cópia do laudo, atestado ou outro documento que comprove alto grau de imunossupressão.


Além dos imunocomprometidos, o reforço está disponível para: idosos (com 60 anos ou mais), trabalhadores de saúde, gestantes e as puérperas, trabalhadores da educação do ensino básico e superior (professores, especialistas e funcionários das unidades de ensino), trabalhadores das Forças Armadas, forças de segurança e salvamento (policiais federais, civis, militares e rodoviários, bombeiros militares e civis e guardas municipais, com 18 anos ou mais) que receberam as três doses há quatro meses ou mais, estão aptos a receber a quarta dose.


Vírus da gripe


Podem se vacinar os seguintes grupos prioritários: idosos de 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas, professores da rede pública e privada, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e pessoas com deficiência.


Também são grupos prioritários os caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema penal, população privada de liberdade e ainda adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa.


Sarampo


A campanha de vacinação contra o sarampo está voltada para todas as crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade e trabalhadores de saúde.


Onde se vacinar (de 30 de maio a 03 de junho):

- Postos de vacinação da rede municipal (UBS e Estratégias de Saúde da Família), das 8h às 17h;

- Faculdades Unifamaz, Fibra e Unama, das 9h às 17h;

- Shoppings centers Pátio Belém, Boulevard, Bosque Grão-Pará, Parque Shopping, das 14h às 20h, e o IT Center, das 8h às 19h.


Documentos necessários: RG, CPF, comprovante de residência e o cartão de vacinação de Belém.

Os imunocomprometidos, pessoas com deficiência e doenças crônicas precisam apresentar laudo ou receita médica, que comprove a condição.


Já os trabalhadores da saúde e demais trabalhadores que estão aptos a se vacinar precisam apresentar carteira profissional, crachá ou outro documento comprobatório do exercício da atividade.

60 visualizações0 comentário