Cadastra Belém: Sesma faz ação para cadastrar população no SUS


Foto: Reprodução Site G1pa

Com o objetivo de cadastrar e atualiza dados da população do município de Belém para atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), deu o início a uma campanha, o ‘Cadastra Belém’, para acelerar esse cadastramento até o dia 30 deste mês.


A ação faz parte do programa Rede Belém de Saúde nas Comunidades, que disponibiliza os serviços de prevenção e de cuidados básicos à saúde na capital e visa atualizar os dados dos cidadãos no SUS.


Para que haja essa agilidade, a Sesma terá o apoio de voluntários que reforçarão esse cadastramento visitando as residências da cidade de Belém. A expectativa é cadastrar 400 mil pessoas.


O cadastramento é importante para que o Ministério da Saúde tenha os dados atualizados para a Prefeitura tenha que acessa ao financiamento da Atenção Primária à saúde. E também, é a principal estratégia de transferência de recursos da União para as prefeituras que, através do fundo municipal, financia os serviços ofertados nas Unidades Básicas de Saúde.


Cadastramento

Para realização do cadastro é necessário um documento original com foto (RG, CPF, CNH), comprovante de residência atualizado e o Número de Identificação Social (NIS). O cadastramento pode ser feito em uma unidade de saúde ou por meio da visita de um Agente Comunitário de Saúde (ACS).

O cadastro atualizado é obrigatório para as famílias que recebem benefícios sociais federais, como é o caso do Bolsa Família.

215 visualizações0 comentário