Campanha Praia Limpa – Praia Linda: Desenvolve Educação Ambiental na Ilha de Mosqueiro



Fotos: Vanessa Egla

O município de Belém é conhecido por suas belas paisagens e sua grande quantidade de recursos naturais. A Praia de Mosqueiro, um dos principais cartões postais da cidade, recebe anualmente um número considerável de pessoas para os mais diversos fins (e. g., turismo, realização de festas, prática de esportes). Esse fluxo de usuários, fatalmente, gera uma série de impactos negativos para o local, sendo a poluição o ponto mais crítico.


Nisto, a prefeitura de Belém, realiza a campanha “Praia Limpa – Praia Linda”, com o objetivo de amenizar os impactos causados pelo descarte incorreto de lixo na Praia de Mosqueiro. A ação foi neste último final de semana (de 13 até 15), da prefeitura em parceria com o governo do Estado do Pará e mais a Agência Distrital da Ilha de Mosqueiro. É a segunda vez que o projeto “Praia Limpa – Praia Linda” visita Mosqueiro.


Várias ações foram desenvolvidas na tentativa de sensibilizar quem frequenta o local, por exemplo, mutirões de limpeza, implantação de lixeiras ecológicas e coletores de filtros de cigarro.


A ação


Os resultados já são visíveis, com incentivo à criação de novas cooperativas de catadores de material reciclável na ilha, especialmente por onde o projeto se concentrou, que foi na Praça Matriz, no bairro da Vila, além das áreas do caramanchão, e na praia do Chapéu Virado, com diversas atrações culturais e recreativas. Equipes de voluntários percorreram as praias abordando banhistas e barraqueiros na guerra contra a sujeira ambiental.


Foto: reprodução site Agência Belém

Parcerias e apoios da Campanha ‘Praia Limpa – Praia Linda’


O projeto, contou ainda com o apoio do Departamento de Controle de Endemias do Distrito de Mosqueiro, ligado à Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), além de reunir representantes do voluntariado de Mosqueiro como as cooperativas de material reciclável (Cooperilhas e Cooperemos), projetos Ilhas de Marés, além do Amigos do Esporte.


A campanha Praia Limpa, Praia Linda vem sendo desenvolvida com união de forças. Nesta versão, a coordenação envolve os assessores Gleissy Castro, da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade; Georgenor Kalife, diretor de Turismo e Eventos da Agência Distrital; Dayane Beatriz, gerente de Turismo Cultural, e Ary Santos, gerente de Natureza e Turismo, ambos da Secretaria de Estado de Turismo (Setur).


14 visualizações0 comentário