
As trabalhadoras e os trabalhadores da educação do ensino básico e superior e integrantes das Forças Armadas e das forças de segurança e salvamento, com 18 anos ou mais, são o público-alvo de ampliação da 4ª dose da vacina contra a covid-19. A chamada segunda dose de reforço está disponível em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) e nas salas de imunização de faculdades e shoppings centers de Belém.
O município segue, também, com a campanha de vacinação contra a influenza (gripe) e sarampo na capital.
Para receber a quarta dose vacinal contra a covid, que deve ser administrada quatro meses após a aplicação da terceira dose, além destes grupos, estão aptos:
– Trabalhadores da saúde com 18 anos ou mais;
– Pessoas com idade a partir de 60 anos;
– Gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filho recentemente); e
– Imunocomprometidos com 12 anos ou mais.
Público infantil
De acordo com a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesna), a partir desta segunda-feira, a vacina pediátrica da Pfizer estará disponível nos postos de vacinação da rede municipal.
Faixas etárias, doses disponíveis e demais públicos
1ª e 2ª dose: estão liberadas para crianças de 5 anos a 11 anos, adultos e idosos que ainda não foram vacinados. Estes deverão respeitar o intervalo de quatro semanas entre as doses, com exceção da Pfizer pediátrica, cujo intervalo entre doses é de oito semanas.
3ª dose: está disponível para todas as pessoas com 18 anos ou mais, que foram vacinados com a segunda dose até janeiro de 2022. Pessoas imunocomprometidas, a partir de 12 anos, com intervalo de oito semanas após a segunda dose, também podem tomar a terceira dose. Para receber o imunizante, basta apresentar uma cópia do laudo ou atestado ou receita médica que comprove alto grau de imunossupressão.
Ainda segundo o município, pessoas com alto grau de imunossupressão (imunocomprometidas) são aquelas com imunodeficiência primária grave; que fazem quimioterapia para câncer; transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas; aquelas vivendo com HIV/ aids; que fazem uso de corticóides em doses ≥ 20mg/ dia de prednisona, ou equivalente, por ≥ 14 dias; que fazem uso de drogas modificadoras da resposta imune; portadoras de doenças autoinflamatórias ou doenças intestinais inflamatórias; pacientes em hemodiálise e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.
Na campanha de vacinação contra a covid-19, também podem se vacinar os trabalhadores da saúde, por exemplo, recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros, além daqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares, como os cuidadores de idosos e doulas/parteiras.
Estudantes da área da saúde que estiverem prestando atendimento na assistência dos serviços de saúde, podem receber a vacina contra a covid-19, desde que apresentem declaração emitida pela instituição onde estiver sendo feito o estágio. A vacinação exige a apresentação do RG, CPF ou cartão SUS, comprovante de residência de Belém e documento comprobatório da profissão que exerce.
Campanhas
Além da campanha de vacinação contra a covid-19, Belém segue com campanhas de vacinação contra a influenza (gripe), que segue o calendário e critérios do Ministério da Saúde. Podem se vacinar, prioritariamente: idosos de 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde;
Contra a influenza podem se vacinar os seguintes grupos prioritários: idosos de 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; crianças de 6 meses a menores 5 anos; gestantes; puérperas; professores da rede pública e privada; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis; pessoas com deficiência; caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo; trabalhador portuário; forças de segurança e salvamento; forças armadas; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medida socioeducativa.
Crianças de 6 meses até 4 anos 11 meses e 29 dias que nunca receberam a vacina contra Influenza podem receber duas doses, com o volume indicado para a idade. Já as crianças de 6 meses até 4 anos 11 meses e 29 dias que receberam uma ou duas doses de vacina contra Influenza em anos anteriores podem receber dose única, com o volume indicado para a idade. Criança a partir de 5 anos e adultos podem receber dose única.
Sarampo
Contra o sarampo, a campanha está voltada para dois públicos: todas as crianças de 6 meses a menores de 5 anos e os trabalhadores de saúde, podendo tomar uma ou duas doses, dependendo do caso. Trabalhadores de saúde de todas as idades podem completar ou iniciar o esquema de duas doses, a depender da situação vacinal.
Onde se vacinar (de 9 a 13 de maio):
- Postos de vacinação da rede municipal (UBS e Estratégias de Saúde da Família), das 8h às 17h;
- Universidades (Unifamaz, Fibra, Unama), das 9h às 17h;
- Shoppings centers (Pátio Belém, Boulevard, Bosque Grão-Pará, Parque Shopping e IT Center), das 10h às 17h.