Chuvas no Pará: Semas alerta que mês de Março terá chuvas intensas


Foto/reprodução



Segundo a previsão meteorológica, meteorológica emitida nesta sexta-feira (4) pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) informa que as regiões noroeste, sudoeste, porção central e Baixo Amazonas deverão apresentar os maiores índices de precipitação do mês, que geralmente é o mais chuvoso do ano.


Nas regiões em que os maiores volumes de chuva devem se concentrar, na faixa norte e parte sudoeste do Pará, os acumulados deverão variar entre 350 mm e 500 mm/mês. Em contrapartida, uma pequena porção do extremo nordeste apresentará chuvas abaixo da normal, com valores entre 300 mm a 350 mm neste mês de março.


Os demais municípios das regiões sudeste, sudoeste, baixo Amazonas e parte da Calha Norte indicam totais mensais entre 250 e 400 mm/mês. A faixa de 400/500 mm/mês é considerada alta para a região do Baixo Amazonas.


Uma atividade moderada da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) está prevista para a porção oeste, o que deverá aumentar as chuvas em municípios das regiões sudoeste, do Baixo Amazonas e da Calha Norte, com indicativo de precipitação acima da média.


Apesar da boa frequência de chuvas ocorrida em janeiro e fevereiro - ambos os meses tiveram mais de 23 dias cada um - essas chuvas têm acontecido principalmente em formas de pancadas rápidas e passageiras. Foram registrados apenas dois eventos de chuvas volumosas (acima de 40 mm) na estação de Belém nesses dois meses.


De acordo com as análises, algumas interações de sistemas frontais vindas do Hemisfério Norte contribuíram de forma a atenuar a atividade da ZCIT, principal produtor de chuvas em grande quantidade na faixa norte do Estado.



15 visualizações0 comentário