
A primeira edição do Casamento Coletivo LGBTQIA+ 2021, promovido pela Prefeitura de Belém, através Coordenadoria de Diversidade Sexual de Belém (CDS), ocorre neste sábado, 11 de dezembro, com previsão de celebração do matrimônio de 17 casais. O evento será realizado às 17h na praia do Cruzeiro, no distrito de Icoaraci.
O casamento LGBTQIA+ [Lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transsexuais, transgêneros, queer, intersexo, assexual, pansexual, não-binários e outros grupos de gênero e sexualidade], é uma ação é articulada por meio da CDS em parceria com o Instituto Márcia Guimarães.
De acordo com a organização do evento, o objetivo estimular o direito à convivência familiar, garantir os direitos civis da família como núcleo social básico de acolhimento, convívio, autonomia, sustentabilidade e protagonismo social e fazer com que o sonho de oficializar a união se torne realidade.

Para a coordenadora do CDS, Jane Patrícia Gama, a emoção pelas bodas ultrapassa os noivos e chega até os organizadores. “Todos nós nos esforçamos bastante para que desse certo, empenhamos bastante toda a coordenadoria, a Prefeitura que não mediu esforços. Isso foi empenho de cada um, de cada participante e também dos casais. Esperamos que tudo dê certo e que tudo ocorra bem. E que toda forma de amor é justa e necessária”, destaca.
Após a celebração, para os casais e seus familiares e convidados será oferecida uma recepção. Com as atrações musicais DJ Gadá e o cantor Renato Lú.
Doações – A Prefeitura de Belém com todo apoio: o coquetel e bolo para os casais é uma doação da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), e do coletivo Sapato Preto; a Coordenadoria de Comunicação Social de Belém (Comus), dará toda estrutura midiática.