Concurso de bolos encerra hoje 1ª feira gastronômica em Ananindeua

Programação ocorre das 18h30 às 22h, com entrada franca

Foto: Belém Notícias

Encerra nesta sexta-feira (13) da 1ª Feira de Gastronomia de uma faculdade particular em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém. O evento começou na última terça-feira, Dia do Gastrônomo, e está sendo realizada por alunos, coordenação e professores. Na programação de hoje, haverá um concurso de bolos e confeiteiros. A entrada é franca, sempre das 18h30 às 22h.


Os interessados em participar do concurso, intitulado Doce Confeiteiro, devem enviar o perfil da sua rede social com seus trabalhos para o e-mail: feiradegastronomia@faam.com.br. Após a confirmação da inscrição, o participante deverá levar para o local um bolo de 20 cm, com três camadas de massa e duas de recheio. A pessoa terá duas horas para finalizar o bolo, isto é, confeitá-lo, na faculdade.


De acordo com a professora Therezinha Matos, uma das idealizadoras da feira, o evento tem como objetivo valorizar a profissão de gastrônomo e os alunos da instituição de ensino com essa vivência e, principalmente, divulgar o curso de gastronomia no município de Ananindeua.


“A gente quis fazer uma atividade acadêmica para avaliarmos os nossos alunos, usando uma matéria teórica que eles pudessem vivenciar na prática. Seria um evento dentro de sala de aula, mas achamos muito pouco, então resolvemos ampliar, e se transformou na 1ª Feira Gastronômica da Faculdade da Amazônia, que é a Gastronomia do Futuro. Para isso, convidamos alguns chefes conhecidos, alguns chefes que fazem um trabalho diferenciado para fazerem a palestra e dar a aula show, que é a aula prática no laboratório, durante todos os dias da programação”, explicou.


O evento conta com 6 expositores de produtos artesanais à venda, como geleia de cacau, molho de pimenta sabor taperebá, conserva artesanal de pupunha, café de açaí, materias de confeitaria e de acabamento de pratos, bombons artesanais, entre outros. Além disso, alguns estandes oferecem degustação de pratos típicos regionais e internacionais, em cada dia da programação.


Programação


Terça-feira (10), com o chef Marcelo Fiel:

– Palestra “O futuro da cozinha profissional”, às 18h30, no auditório;

– Aula show, com a preparação de “Yakisoba regional com tucupi negro”, às 19h40, na Cozinha Show.


Quarta-feira (11), com a chef e responsável técnica da Emater Gilma da Silva:

– Palestra “Aproveitamento total dos alimentos”, às 18h30, no auditório;

– Aula show, com a preparação de “Doce da casca de maracujá”, às 19h40, na Cozinha Show.


Quinta-feira (12), com o chef Bruno Ferreira:

– Palestra “Cozinha criativa com PANC” (plantas), às 18h30, no auditório;

– Aula show, com a preparação de “Blinis com caviar de urtiga”

na Cozinha Show.


Sexta-feira (13), com o chef e engenheiro mestre Tiago Cartuxo:

– Palestra “Aproveitamento total do animal”, às 18h30, no auditório;

– Aula show, com a preparação de “Pirarucu de Casaca”, às 19h40, na Cozinha Show.


Chef Bruno Ferreira ensinando como fazer um Blinis com caviar de urtiga, na Cozinha Show. / Foto: Belém Notícias

A 1ª Feira de Gastronomia é uma realização de alunos, coordenadores e professores da Faculdade da Amazônia (Faam) com a parceria de empresas do ramo alimentício e de incentivo ao empreendedorismo e a presença de chefes de cozinha convidados.

98 visualizações0 comentário