Conheça os blocos mais antigos de Vigia


Foto: (Igor Mota / O Liberal)

Falar de Vigia é pensar em folia, a folia que encanta as ruas da cidade no período do carnaval, quem nunca ouviu falar do delicioso carnaval de Vigia, os mais famosos do estado. E para celebrar esse momento de alegria os trios mais conhecidos da cidade seguem fazendo seu trabalho de levar um bom carnaval para a cidade a mais de três décadas, como é o caso dos "Virginenses", e a mais de 20 anos "Os CabraSurdos".


No bloco dos "CabraSudos" as mulheres se vestem de homem e os homens de mulheres, e com muita diversão contagiam a todos. O Bloco dos Virginenses surgiu primeiro, e para contagiar a cidade com mais um bloco, foi que alguns participantes dos "Virgienses" decidiram criar um novo bloco, dando origem aos "CabraSurdos", segundo a rede Pará, Claudia Barbosa é diretora do CabraSurdos, e é casada com um dos participantes dos virginenses, o carnaval de ambus é separado pela tradição do bloco.


As "Virgienses" atraem com suas fantasias que variam para todos os gostos. O bloco foi criado na década de 1980 por jovens do município que eram amantes do carnaval, no período inicial esses mesmos jovens que alegravam o carnaval sofreram repressão por parte da sociedade em suma maioria católica cristã, que ridicularizavam as vestes dos meninos, uma vez que usavam roupas ditas femininas. A repressão da época não foi o suficiente para pôr fim a uma linda e rica tradição que se iniciava, com muito gosto os jovens apostaram no bloco se transformando hoje no maior bloco da cidade.


A cidade de Vigia é famosa por ter o melhor carnaval do Pará e um dos melhores do Brasil, em períodos de festas a cidade recebe uma multidão de pessoas que vem de todo o Brasil, Vigia recebe o triplo de pessoas nesse período do ano. Devido a pandemia da covid-19 nos últimos dois anos não foi possível realizar o carnaval tradicional para evitar danos a saúde da população, mas segundo Ana ele faz falta ‘’Ah, ele faz muita falta, saudades de botar minha fantasia e sair para a diversão’’.

25 visualizações0 comentário