Contra governo Bolsonaro, estudantes realizam manifestação em Belém


Ato Contra Bolsonaro / Foto: Hanna Vilas

Em todo o Brasil, ontem, 26, aconteceu uma manifestação contra o governo Bolsonaro, alusiva ao Dia Nacional de Mobilização em Defesa da Ciência, celebrado na mesma data em todo o país

Com o tema “Quanto vale a Ciência?”, a mobilização foi convocada na capital paraense, na tarde de ontem, na praça do operário e foi organizado pelo DCE-UFPA juntamente com representantes locais da UNE [União Nacional do Estudante], e com diversas outras entidades estudantis.


O ato foi mobilizado logo após o governo federal redirecionar R$ 690 milhões previstos no Projeto de Lei do Congresso Nacional, nº 16. O valor viabilizaria projetos do CNPq, além do pagamento das bolsas PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) e RP (Residência Pedagógica) que estão em atraso.


De acordo com Hanna Vilas, o ato “teve como foco central a luta em defesa da ciência e, nesse momento precisamente, chamar atenção para os recentes cortes orçamentários realizados pelo governo nas bolsas PIBID e de residência, uma situação que se estende aproximadamente desde setembro e até aqui, não há retorno concreto além da necessidade de se aprovar um projeto de lei para liberar - primeiramente - esses pagamentos atrasados”, completou, a coordenadora geral do DCE da UFPa.

Desde o início do governo Bolsonaro o desmonte da educação, saúde e outros setores essenciais da sociedade tem sido frequentes e nós, estudantes, seguiremos dialogando nas ruas com cada trabalhador e estudante que tem suas vidas afetadas diretamente por essa situação.

7 visualizações0 comentário