Cotijuba: Ilha ganha guia de roteiro turístico e gastronômico


Foto: Reprodução - Agência Belém

O Guia Sócio-Turistico de Cotijuba, foi lançado na última quarta-feira (20), e terá duas versões, uma impressa e outra digital. A ferramenta foi desenvolvida para fomentar o turismo e a economia da ilha.


O lançamento ocorreu na sede do Movimento de Mulheres das Ilhas de Belém (MMIB), na ilha de Cotijuba e contou com pessoas que participaram do processo de criação do material, além de populares residentes da ilha.


“Nós ajudamos a destacar no material o potencial turístico voltado para a comunidade, para a natureza que existe aqui na ilha de Cotijuba, além da nossa história, que ainda é desconhecida para muitos”, destaca a coordenadora do MMIB, Adriana Lima.


Patrocínio da Prefeitura de Belém


O guia é uma realização da rede Ecotijuba e recebeu patrocínio da Prefeitura de Belém. A coordenadora-adjunta da Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur), Vívian Paes, particpou do lançamento.


“O fato do guia existir, tanto na versão impressa quanto na digital, faz Cotijuba ter uma visibilidade até internacional no cenário turístico”, afirma Vívian.


A gestora resssalta que a Prefeitura de Belém tem implementado ações para fomentar o turismo e a economia em Cotijuba. "Para isso, estamos fomentando o turismo criativo e de base comunitária em Cotijuba”.


Trabalho integrado


O coordenador do Guia Sócio-Turistico de Cotijuba, Marcos Barros, que a elaboração do projeto envolveu vários profissionais de alto nível, que trabalharam durante um ano e meio até a conclusão da versão impressa e virtual do guia.


"O guia nos apresenta um imenso mundo de diversidade sócio-turístico e cultural de Cotijuba muitas vezes desconhecido”, afirma Marcos Barros.


Personalidades - O guia também resgata a história de pessoas de destaque para Cotijuba em diferentes aspectos, como dona Antônia, ceramista; Seu Manoel, seringueiro; Barriga, um dos primeiros alternativos, estilo garoto de praia, que habita a praia do Vai-Quem-Quer e, inclusive, recebeu nesta edição do guia uma caricatura do cartunista Luiz Pinto e também dona Antônia Gomes e Adriana Gomes, fundadoras do Movimento das Mulheres das Ilhas de Belém (MMIB), entre outras personalidades da ilha.


Os guias serão distribuídos em diversos pontos de Belém, dentre eles os Centros de Atendimento ao Turista (CAT’s), que são administrados pela Belemtur.



97 visualizações0 comentário