Covid-19 ou gripe? Entenda as diferenças entre os dois vírus


Foto reprodução

Com os recentes surtos de Influenza H3N2 em Belém, somado com os casos de covid-19 ainda na cidade, aumentaram as dúvidas entre as diferenças das duas doenças. Para explicar as características de cada vírus, o BN te explica agora.


Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (SESMA), há a possibilidade de não apresentar sintomas diferentes. “Por isso, é importante que qualquer sintoma como mal estar e dor de garganta é um anúncio para fazer exames”.


Gripe


A SESMA explica que para a gripe H3N2, normalmente, as pessoas têm um quadro mais intenso, principalmente entre os vacinados contra a Covid-19. “É aquele quadro que você dorme bem e não consegue levantar da cama de tanto mal estar que você apresenta no dia seguinte”, ressalta.

Febre alta, mal estar, calafrios, dor de gangrena e nariz escorrendo de uma hora para outra são sintomas da gripe listados pela SESMA.


Tratamento


Com relação à recuperação após a infecção, a gripe H3N2 também pode ser responsável por quadros graves de hospitalização, assim como a Covid-19, principalmente em crianças pequenas, idosos e pessoas com comorbidade.

“Para a influenza, temos um antiviral indicado para ser usado nos primeiros dias e nesses grupos de pessoas com risco de maior gravidade”, denota a SESMA sobre a medicação via oral disponibilizada.


Prevenção


Para prevenir a infecção da Covid-19 ou da gripe, as infectologistas da SESMA reforçaram a importância do uso de máscara, preferencialmente pff2 em locais abertos e fechados; e álcool em gel para higienizar as mãos.

26 visualizações0 comentário