Destaque Nacional: PSM da 14 de Março reduziu em até 66% a demora no atendimento na emergência



O Hospital Municipal Mário Pinotti, o PSM da 14, que fica localizado no bairro do Umarizal em Belém, ganhou destaque no cenário nacional no atendimento de emergência, em Belém. E o que mais chama a atenção, é sobre tempo de permanência dos pacientes no hospital, que reduziu em até 66%.


O diretor do HPSM, Renato Mauro, em uma entrevista concedida à Redação Integrada, onde motivo deste destaque no cenário nacional, que se deu a redução de tempo de espera dos pacientes para serem atendidos, pois dificilmente um paciente com classificação verde (pouco risco) passa mais de 40 minutos aguardando atendimento. Já um paciente com classificação amarela (com mais risco) não passa em geral mais de 20 minutos para ser atendido. Antes, esse tempo de espera era de mais de 60 minutos e duas horas, respectivamente.


Segundo Renato Mauro, esse é o resultado do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), uma aliança entre seis hospitais de referência no Brasil e o Ministério da Saúde. E atendendo cerca de oito mil pacientes por mês, o HPSM se destaca nesse projeto.


Na entrevista, o diretor do PSM da 14, ressaltou que essas ações pautam principalmente o controle de estoque mais adequado, elaboração de kits de padronização de atendimento, o dimensionamento de pessoal, de médico, enfermagem para o atendimento conforme a geração de filas e aumento do tempo de espera.


Ainda na entrevista, o diretor falou do projeto “Lean nas Emergências”, que o objetivo é a emergência do hospital, e partir disso, diversas ações foram desenvolvidas para que se economizasse recurso e, principalmente tempo, encurtassem distâncias dentro do próprio hospital e que essas ações pautam principalmente o controle de estoque mais adequado, elaboração de kits de padronização de atendimento, o dimensionamento de pessoal, de médico, enfermagem para o atendimento conforme a geração de filas e aumento do tempo de espera. Quanto menos tempo o paciente passa dentro da emergência, e quanto mais rápido tem seu problema resolvido, menores os riscos e os gastos que se tem e se usa melhor o recurso para o atendimento de outras pessoas.


A gestão da Prefeitura Municipal de Belém que vem se destacando pela forma diferenciada de trabalho, proporcionando a todos os belenenses o melhor serviço, agindo assim, na melhoria da qualidade de vida da população.

19 visualizações0 comentário