'Dezembro Verde' visa conscientizar população sobre cuidados e o não abandono dos pets


Imagem: Reprodução.

Os finais de não costumam registrar aumento no abandono de cães e gatos. Para conscientizar a população sobre a posse responsável dos animais domésticos, foi lançada a campanha ‘dezembro Verde’.


Segundo a Organização Mundial da saúde, no Brasil existem em torno de 30 milhões de animais abandonados nas ruas. Entre eles, cerca de 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. Maus tratos e abandono são considerados crimes que podem gerar multa e até prisão.


De acordo com o advogado de direito ambiental Roger Yabiku, em caso de maus tratos em relação a cães ou gatos a pena é de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e proibição de guarda.


Imagem: Rafaela Silva/Reprodução ASCOM Policia Civil.

O abandono dos pets tende a piorar no período de pandemia, tendo em vista a crise financeira enfrentada pelos brasileiros. Mirian Ebert coordena a ONG ‘Adote um Focinho’, que trabalha com o resgate de animais domésticos. Segundo ela, apenas no último mês, foram 15 bichinhos resgatados.


De acordo com a coordenadora da ONG, dos 150 cachorros sob cuidados da instituição, a maioria vem de pessoas que, de uma hora para a outra, resolveu não ter mais a responsabilidade do cuidado. “A pandemia acelerou muito esse processo. De dez pessoas que vem aqui, sete querem doar o seu animal e três querem adotar. É uma situação mito triste”, relata.


“Adotar é um compromisso. Um compromisso que você assume por pelo menos 14 anos da sua vida. Se não estiver pronto para isso, compra um brinquedo de pelúcia e põe na sua casa”, comenta Mirian.


Denúncia

A Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa) orienta que todas as denúncias de maus-tratos contra animais podem ser feitas pelo número 181, que funciona 24 horas por dia, ou pelo telefone da Demapa (91) 3238-1225, em horário comercial.

42 visualizações0 comentário