Dia do Laço Branco: Prefeitura realiza ação de conscientização pelo fim da violência contra mulher


Foto: reprodução/agênciaBelém


Nesta segunda-feira, 06, trabalhadores da construção civil em um canteiro de obras, da prefeitura de Belém, no bairro da Cabanagem, participaram de uma roda de conversas para debater o fim Violência contra as Mulheres.


Os trabalhadores receberam orientações de Prevenção de Acidentes Violência, Saúde da Mulher e de Saúde do Homem. Funcionários da Secretaria Municipal de Saúde, debateram com os trabalhadores questões importantes voltadas à conscientização e prevenção da violência contra a mulher.


A coordenadora da Referência Técnica de Prevenção de Acidentes e Violência da Sesma, Maísa Gomes, foi que fez o debate.


Dia do Laço Branco


No Brasil, o dia 6 de dezembro foi instituído pela Lei n° 11.489/2007, como Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.



No dia 06 de dezembro de 1989, um homem de 25 anos (Marc Lepine) entrou armado na Escola Politécnica de Montreal, no Canadá. Em uma sala de aula, ele ordenou que os homens (aproximadamente 50) se retirassem. Assassinou 14 mulheres e depois saiu atirando pelos corredores e outras dependências da escola, gritando “eu odeio as feministas”. Desta forma, ele matou 14 estudantes, todas mulheres. Feriu ainda 14 pessoas, das quais 10 eram mulheres. Depois suicidou-se. Com ele, foi encontrada uma carta que continha uma lista com nomes de 19 feministas canadenses que ele também desejava matar e na qual ele explicitava a motivação de suas ações, em suas palavras: “mandar de volta ao Pai as feministas que arruinaram a sua vida”.


Marc Lepine na parte de cima e as vítimas na parte de baixo

A partir dessa data desencadeou-se uma série de discussões e debates acerca da violência contra a mulher. Como uma forma de mostrar que há homens que não compactuam com a violência contra a mulher, um grupo de homens canadenses criou a Campanha e definiu o laço branco como símbolo da não violência contra a mulher.

26 visualizações0 comentário