Dia Internacional dos Povos Indígenas na Belém Mairí



Entrega de muda na feira do Jurunas, Jomara Tembé (Coant) e Jornalista Nice Tupinambá - Foto: Produção B.N


Hoje, 9 de agosto, em Belém, uma ação foi realizada na feira do bairro do Jurunas em alusão ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, o “Agosto Indígena na Mairí dos Povos”, e foram doadas cem mudas de árvores frutíferas: Cupuaçu, Jambo, Rambutão e Mangostão.


A ação foi realizada pela Prefeitura de Belém junto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), a Coordenadoria Antirracista de Belém (Coant), e o Programa Nossa Voz, da jornalista Nice Tupinambá, que retrata e valoriza as culturas dos povos amazônidas.


Objetivo do “Agosto Indígena na Mairí dos Povos”, além de valorizar os povos originários, é promover o debate sobre o respeito e a autodeterminação para todas as etnias do planeta. O evento conta com uma programação sobre a cultura dos povos originários.


A Programação do “Agosto Indígena na Mairí dos Povos”, é justamente voltada para mobilizar a sociedade para os cuidados com a riqueza da cultura indígena, levantando uma reflexão de que costumes diferentes não os transformam em cidadãos com direitos menores ou menos importantes. Além desse ato no Complexo Feira do Jurunas, 16h também acontecerá uma ação no Memorial dos Povos, no Ver-o-Rio e na Praça Milton Trindade.

Atualmente, existem no Brasil cerca de 850 mil indígenas, divididos em mais de 200 etnias, que mantêm viva a cultura e as tradições de seus antepassados. No estado Pará, de acordo com a Federação dos Povos Indígenas do Pará (FEPIPA), atualmente apresenta uma das maiores diversidades étnicas desse país, onde existem mais de 55 etnias, aproximadamente 60 mil indígenas, falantes de três dezenas de idiomas dos troncos linguísticos: Karib, Macro jê, Pano, Nheengatu, Tupi, Juruna, Munduruku, entre outras. Os povos indígenas ocupam mais de 25% (vinte e cinco por cento) do território paraense e estão distribuídos em torno de 77 terras indígenas, em 52 municípios.


Dia Internacional dos Povos Indígenas – A Organização das Nações Unidas, no instituiu o dia 9 de agosto de 1995, para ser celebrara o Dia Internacional dos Povos Indígenas do Mundo. A data é lembrada anualmente em referência ao dia da primeira reunião do Grupo de Trabalho das Nações Unidas sobre Populações Indígenas, realizada em Genebra, em 1982.

66 visualizações0 comentário