
Belém registrou neste mês nas últimas horas um aumento duplicado nos casos da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em 2021, em comparação ao mesmo período no ano de 2020.
A Prefeitura intensificou as ações testagem da covid-19 e ampliar o diagnóstico de síndrome gripal. Esta ação faz parte de um planejamento conjunto dos departamentos de Atenção à Saúde, de Regulação, de Urgência e Emergência e de Vigilância em Saúde da Sesma visando o mês de dezembro.
Entre as pessoas que procuraram atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município, a maioria dos casos se caracterizaram por quadros leves, mas ainda necessitavam de atenção. Outros foram caracterizados como Influenza.
Vacinação - De acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), neste ano de 2021, foram aplicadas na capital 478.476 doses de vacina contra a influenza, alcançando 99,1% da meta estadual e 92,8% da meta estabelecida pelo Governo Federal.
A Sesma reforça que é importante também continuar adotando medidas para conter propagação de vírus: distanciamento social, utilização de máscaras, o uso de álcool 70% ou água e sabão para a higienização das mãos. E mais, a vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde para todas as pessoas, a partir dos seis meses de vida.
Números de casos no Estado do Pará
A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), no entanto, não confirmou o surto em Belém. A Secretaria informou que não houve nenhum caso de Influenza H1N1 no estado em 2021, assim como de H3N2.
De acordo com o órgão estadual, a cobertura vacinal da Influenza no Pará foi de 87,41% em 2020 e 80,04% já em 2021.
Veja onde você pode fazer o teste para covid-19:
1 - Unidade Municipal de Saúde do Jurunas – Rua Fernando Ghilhon, S/N, entre Passagem Jacob e Trav. Monte Alegre; 2 - Unidade Municipal de Saúde do Bengui I - Rua Benfica, esquina com São Pedro, S/N; 3 - Unidade Municipal de Saúde do Tapanã – Rua São Clemente, S/N; 4 - Unidade Municipal de Saúde do Icoaraci – Rua Manoel Barata, Nº 840, entre Itaboraí e São Roque, próximo ao colégio Madre Celeste; 5 - Unidade Municipal de Saúde do Cotijuba – Rua Magalhães Barata, S/N, em frente a igreja São Francisco – Centro da Ilha; 6 - Unidade Municipal de Saúde do Outeiro - Rua Manoel Barata, S/N, ao lado da Agência Distrital de Outeiro, no começo da Escola Bosque – Bairro: São João do Outeiro; 7- Unidade Municipal de Saúde do Carananduba – Praça do Carananduba, S/N, entre Av. Beira Mar e rua Santo Antônio – Caranamduba; 8 - Unidade Municipal de Saúde da Baia do Sol – Av. Beira Mar, S/N, próximo ao mercado da Baía do Sol – bairro Baía do Sol.