Diagnóstico da gripe e testagem de casos suspeitos da covid serão intensificados em Belém


Diagnóstico da gripe e testagem de casos suspeitos da covid serão intensificados em Belém



Belém registrou neste mês nas últimas horas um aumento duplicado nos casos da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em 2021, em comparação ao mesmo período no ano de 2020.


A Prefeitura intensificou as ações testagem da covid-19 e ampliar o diagnóstico de síndrome gripal. Esta ação faz parte de um planejamento conjunto dos departamentos de Atenção à Saúde, de Regulação, de Urgência e Emergência e de Vigilância em Saúde da Sesma visando o mês de dezembro.


Entre as pessoas que procuraram atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município, a maioria dos casos se caracterizaram por quadros leves, mas ainda necessitavam de atenção. Outros foram caracterizados como Influenza.


Vacinação - De acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), neste ano de 2021, foram aplicadas na capital 478.476 doses de vacina contra a influenza, alcançando 99,1% da meta estadual e 92,8% da meta estabelecida pelo Governo Federal.


A Sesma reforça que é importante também continuar adotando medidas para conter propagação de vírus: distanciamento social, utilização de máscaras, o uso de álcool 70% ou água e sabão para a higienização das mãos. E mais, a vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde para todas as pessoas, a partir dos seis meses de vida.


Números de casos no Estado do Pará


A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), no entanto, não confirmou o surto em Belém. A Secretaria informou que não houve nenhum caso de Influenza H1N1 no estado em 2021, assim como de H3N2.


De acordo com o órgão estadual, a cobertura vacinal da Influenza no Pará foi de 87,41% em 2020 e 80,04% já em 2021.


Veja onde você pode fazer o teste para covid-19:


1 - Unidade Municipal de Saúde do Jurunas – Rua Fernando Ghilhon, S/N, entre Passagem Jacob e Trav. Monte Alegre; 2 - Unidade Municipal de Saúde do Bengui I - Rua Benfica, esquina com São Pedro, S/N; 3 - Unidade Municipal de Saúde do Tapanã – Rua São Clemente, S/N; 4 - Unidade Municipal de Saúde do Icoaraci – Rua Manoel Barata, Nº 840, entre Itaboraí e São Roque, próximo ao colégio Madre Celeste; 5 - Unidade Municipal de Saúde do Cotijuba – Rua Magalhães Barata, S/N, em frente a igreja São Francisco – Centro da Ilha; 6 - Unidade Municipal de Saúde do Outeiro - Rua Manoel Barata, S/N, ao lado da Agência Distrital de Outeiro, no começo da Escola Bosque – Bairro: São João do Outeiro; 7- Unidade Municipal de Saúde do Carananduba – Praça do Carananduba, S/N, entre Av. Beira Mar e rua Santo Antônio – Caranamduba; 8 - Unidade Municipal de Saúde da Baia do Sol – Av. Beira Mar, S/N, próximo ao mercado da Baía do Sol – bairro Baía do Sol.


19 visualizações0 comentário