Dica: Três filmes sobre Tiradentes que são verdadeiras aulas de História!


Foto: Wikimedia Commons


No dia 21 de abril é comemorado o dia de Tiradentes. A data faz referência à morte do mineiro Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido na história nacional como Tiradentes, Patrono Cívico da Nação Brasileira.


A data é um feriado nacional comemorado no Brasil desde 1965.



O Mártir da Independência: Tiradentes (1977)


Cinebiografia do alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, célebre personagem do processo de independência brasileira, seguindo a vida desse popular herói nacional desde os primeiros momentos da insurreição comandada por ele até seus últimos dias e sua morte na forca, após ser traído por Silvério dos Reis, incialmente companheiro de lutas no movimento da Inconfidência.

Assista o filme completo: https://www.youtube.com/watch?v=un9OPNnSaKg&t=3s



Tiradentes (1999)


A trajetória de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes (Humberto Martins), líder da Inconfidência Mineira, um movimento surgido em Vila Rica (Ouro Preto) em 1789. Tiradentes sonhou junto com amigos e intelectuais ver o Brasil independente do domínio português, mas esbarrou na traição de Joaquim Silvério dos Reis (Rodolfo Bottino).

Assista o filme completo: https://www.youtube.com/watch?v=1i3FyTd0pAo



Joaquim (2017)


A história dos acontecimentos e fatos que levaram Joaquim José da Silva Xavier, um dentista comum de Minas Gerais, a se tornar mais conhecido pela alcunha de Tiradentes, transformando-se em um importante herói nacional e mártir que veio a liderar o levante popular conhecido como "Inconfidência Mineira".


Assista ao trailer: https://www.youtube.com/watch?v=Nj595pj1c8g





Fonte: Adoro Cinema

27 visualizações0 comentário