Doação de sangue: Corrente de solidariedade para prefeito Edmilson


Foto: Reprodução Redes Sociais

O povo de Belém reuniu em uma corrente solidaria em prol ao prefeito Edmilson Rodrigues. Logo após a equipe de comunicação da prefeitura noticiar a necessidade da colaboração da doação de sangue tipo A- (negativo) para Edmilson, várias pessoas se solidarizaram e se propuseram a ir no Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Belém (IHEBE) para fazer sua doação e ajudar.


O prefeito Edmilson voltou a ser internado na tarde de sábado, 23, após sentir fortes dores na coluna que impossibilitava sua locomoção, no mesmo dia, foi feito um procedimento cirúrgico para drenar uma hemorragia localizada na caixa toráxica. Devido o procedimento cirúrgico, e ao uso do estoque de sangue do hospital, foi feito uma campanha de doação de sangue nas redes sociais.


A comoção foi tanta que pessoas se propuseram a buscar amigos e parentes em outras localidades para levar ao IHEBE e assim fazer a doação de sangue A- (negativo) e O- (negativo). Como fez Lelio Costa, presidente da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém, que disponibilizou seu veículo para levar quem precisasse para o instituto “Nesse momento estamos em oração e mobilização para obtermos doações de sangue para o nosso querido prefeito Edmilson Rodrigues. Irmanados nessa corrente de amor e esperança pelo restabelecimento da saúde do nosso comandante!” disse Lelio por mensagem via Whatsapp. Nesta manhã, 25, vários grupos nas redes sociais se mobilizaram para levantar números de pessoas que poderiam ir ao instituto, e já foram fazer sua doação para ajudar Edmilson.



Foto: Reprodução Redes Sociais


Veja aqui os requisitos necessários para fazer a doação de sangue:


• Ter a idade entre 16 a 69 anos. Lembrando que doadores menores de idade precisam estar acompanhados de seus pais ou responsáveis ou com formulário de doação.

• Se tu fizeste tatuagem ou piercing só poderá fazer doação após um ano do procedimento

• Ter peso acima de 50kg

• Ter dormido no mínimo 6 horas nas últimas 24h

• Não ter ingerido bebida alcoólicas nas últimas 12 horas

• não ter praticado exercícios físicos exagerados nas últimas 24 horas.

• Se tu tiveste covid-19 ou teve contato com alguém que apresentava sintomas da covid, só pode doar após 30 dias. E se tomou vacina contra covid-19 AstraZeneca, Pfizer ou Jansen, só depois de 7 dias; Coronavac depois de 48h. Vacina da gripe H1N1 depois de 48h.


Para fazer a doação você deve ir ao IHEBE, localizado na Tv. Mauriti, 3085, no bairro do Marco, munido com os documentos de identidade original com foto atual, emitido por órgão oficial (RG, Carteira de Habilitação, Carteira de Trabalho ou Previdência Social).


A doação será feita até às 18h horas de hoje. Lembre-se, doar sangue é um ato de amor.

81 visualizações0 comentário