Doar sangue é um ato de amor: Hemopa realiza ação itinerante em Ananindeua


Coleta de sangue / Foto: reprodução site O LIBERAL


Você sabia que ao doar sangue é possível salvar até quatro vidas?


E doar sangue é simples. A coleta é sempre feita por profissionais capacitados para garantir o bem-estar do doador. Todo o processo de doação de sangue leva menos de uma hora. Doar sangue não dói, não prejudica a saúde e é um ato de amor ao próximo.


E aqui no Estado do Pará sempre a Fundação Hemopa realiza campanhas convocando doadores para se dirigirem aos postos de coleta, e nesta terça-feira (09), a Campanha de Doação está acontecendo no shopping Metrópole, em Ananindeua, região metropolitana de Belém, e acontecerá das 9h às 17h.


A Campanha é em alusão ao ‘Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue’, no dia 25 de novembro, e as ações externas foram intensificadas em áreas mais afastadas do centro de Belém. A Fundação é responsável pelo atendimento transfusional da rede hospitalar composta por cerca de 200 unidades de saúde, públicas e privadas, em todo o Pará.

Calendário de coleta de doação


Quinta-feira (11/11) - bairro do Coqueiro, no SIEPA – Educação Profissional, na avenida Augusto Montenegro, nº 8770. O atendimento será de 8h às 17h.


Sábado (13/11) - Igreja Adventista da Rodovia Mário Covas, no Coqueiro, o atendimento ao público será a partir das 8h da manhã e vai até às 17h.


Requisitos básicos para doação de sangue


· » Estar em boas condições de saúde.

· » Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização).

· » Pesar no mínimo 50kg.

· » Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).

· » Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

· » Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade ou cópia autenticada; Cartão de Identidade de Profissional Liberal; Carteira de Trabalho e Previdência Social; Carteira Nacional de Habilitação, digital ou física; RNE - Registro Nacional de Estrangeiro; Título de Eleitor Digital, desde que tenha a foto; e Passaporte brasileiro com filiação).


Importante


Quem teve Covid-19 deve esperar 30 dias após a recuperação para doar. E quem teve contato com pessoas que tiveram a doença, precisa aguardar 14 dias após o contato. Para quem recebeu a vacina Coronavac/Butantã, são 48 horas de inaptidão para doação, após cada dose. Já as demais vacinas, basta esperar sete dias após cada dose.


22 visualizações0 comentário