Edmilson Rodrigues, divulga reajuste de 33,24% aos professores da rede municipal de educação


Foto: Reprodução Redes sociais

Nesta quinta-feira (10), a prefeitura de Belém anunciou o reajuste de 33,24% no vencimento-base de todos os professores da rede municipal de ensino, vinculados à Secretaria Municipal de Educação (Semec) e também à Fundação Escola Bosque (Funbosque).


O anuncio foi feito pelas redes socias do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e também em mais uma roda de negociações entre os Sindicatos dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará (Sintepp – PA), ocorrida nesta manhã, por meio da comissão de negociação da Prefeitura de Belém, na Semec, na Av. Nazaré.


Com o percentual de reajuste que será concedido, a remuneração dos professores da rede municipal chegará, em média, a R$ 8.700,00. O piso nacional do magistério, calculado para uma jornada de 200 horas/aula e no vencimento-base, excluindo gratificações e adicionais, passou para R$ 3.845,34 neste ano de 2022.


Segundo o prefeito, "não é possível assegurar o piso nacional do magistério de uma única vez. Pois, para tomar essa decisão, a Prefeitura Municipal teria que gastar mais de 100% de todo o recurso destinado à educação, inviabilizando toda a rede de educação no município". o prefeito também explica que é preciso manter as escolas, pagar vigilância, viabilizar transporte para estudantes crianças por ruas e rios, reformar escolas, construir novas, manter a frota de ônibus funcionando, arcar com despesa de luz, água, telefone, internet, entre outras, tanto nas escolas, quanto na administração da educação municipal.


O benefício resultou de receitas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), cujo saldo foi distribuído à categoria, conforme permite a Lei 14/2020, que criou o Fundeb.

31 visualizações0 comentário