Ei, bora conhecer o Porto Futuro? Um espaço de lazer e turismo no centro da capital paraense


Imagem: Jader Paes/Agência Pará/reprodução.

Quem frequenta diariamente ou mora no entorno do Porto Futuro, próximo à zona portuária de Belém, agrade todos os dias pela entrega à população deste espaço de lazer, entretenimento e turismo na capital paraense. O Parque Urbano Belém Porto Futuro é localizado em frente ao Terminal Hidroviário de Belém.


O espaço já recebeu mais de 600 mil visitantes e figura como um dos equipamentos mais visitados pelos belenenses. O Porto Futuro é resultado de um projeto iniciado em março de 2018 pelo Ministério da Integração Nacional, que à época tinha como titular Helder Barbalho.


O lago é uma das atrações do Porto Futuro, que chega para ampliar as atrações turísticas e de lazer de Belém/reprodução.

Lazer e renda


O parque ao ar livre, localizado em frente ao Terminal Hidroviário de Belém, transformou a antiga e abandonada área portuária de Belém em um moderno parque urbano voltado ao lazer familiar e à prática de atividades esportivas. O espaço conta com pistas de corrida e ciclismo, playground, lago artificial, sistema de iluminação, área de exposições para artesanato e shows, e quiosques de alimentação.



Imagem: Jader Paes/Agência Pará/reprodução.

Dentro do Parque, uma das áreas que faz mais sucesso entre as crianças é o Balé das Águas. Local em que é possível se refrescar durante a visita, com banho em jatos de água projetados do piso antiderrapante e adequado para garantir segurança das crianças. A visita ao espaço já é parte da programação de lazer das famílias belenenses, principalmente aos finais de semana, como é o caso da doceira Marcilene Saraiva, 29, que sempre leva a filha, Maria Sofia, de 6 anos.


“Adoro o Porto Futuro e sempre vou aos finais de semana. Dou preferência para ir ao final da tarde e também aos domingos pela manhã, pois a minha filha adora tomar banho no chafariz que tem lá para as crianças. Acho um espaço muito bom, bem diferente das praças que temos aqui em Belém, e por ser fechado dá uma sensação de segurança, e ainda oferece estacionamento gratuito, que é outro importante diferencial”.

Imagem: Jader Paes/Agência Pará/reprodução.

O equipamento também é bastante apreciado pelos donos de pets, como a estudante Rafaelle Santos, 24 anos. “Costumo frequentar o Porto futuro aos finais de semana, em especial no dia de sábado, pra levar meu cachorro, Nick, pra passear. Eu o levo sempre no espaço de animais, que é um local que consigo soltar ele pra conviver com outros animais, além de conseguir socializar também com outros donos de pets”, explica a estudante.


O passeio com os pets no Parque é permitido desde que os animais utilizem coleira e focinheira, no caso de animais de grande porte, além dos itens para o recolhimento de fezes. Na área pet o uso da coleira é facultado, mas o bichinho de estimação precisa ser acompanhado pelo tutor ou tutora.


Imagem: Jader Paes/Agência Pará/reprodução.

Um breve histório - Iniciado em março de 2018, o projeto foi uma proposição do Ministério da Integração Nacional, à época em que o atual governador Helder Barbalho era titular da pasta. Assim que assumiu a gestão, o Estado fez algumas intervenções de melhorias como o plantio de árvores, que aumentou a área de sombreamento do Parque e garantiu mais conforto aos usuários e visitantes do local.

229 visualizações0 comentário