Empreendedorismo local é alternativa para quem deseja economizar e presentear no Dia das Mães

No mês de maio, brasileiros movimentam economia local em busca do presente ideal para a data.

Já é de conhecimento geral que maio é o mês mais movimentado do comércio, perdendo apenas para dezembro, no Natal. O Dia das Mães tornou-se uma das datas mais importantes para os brasileiros e, após dois anos de pandemia, a comemoração ganha ainda mais significados afetivos.


Por essa razão, cidadãos do país inteiro procuram e pesquisam por presentes para homenagear a figura materna de suas vidas, e os pequenos negócios vêm cada vez mais tomando espaço como opção de compras para a celebração.


Camila Nascimento, de 33 anos, afirma que a busca por mimos para o próximo domingo está a todo vapor. A empreendedora, que também é mãe, destaca que neste ano, devido à flexibilização advinda com o avanço da vacinação, os comerciantes têm tido a oportunidade de correr atrás do prejuízo dos anos anteriores.


“Por conta do cenário que estamos vivendo no Brasil e a alta da inflação, é natural que as pessoas procurem por lojas e vendedores diferentes, para conseguirem presentes bacanas e que não pesem no bolso. Neste mês, eu tenho trabalhado incansavelmente justamente por causa da data e não reclamo. Na verdade, têm sido uma verdadeira bênção”, contou.


A jovem trabalha há quase 1 ano, de forma autônoma, com a venda de semijóias e relógios em toda a região metropolitana de Belém e está presente nas redes sociais e no WhatsApp.


“É muito gratificante saber que meu trabalho tem se tornado cada vez mais conhecido por aí e, como empreendedora, é uma felicidade ver toda a minha luta sendo recompensada”, diz.


Economia


Segundo a professora Samara Felipe, docente e coordenadora do curso de Negócios de uma faculdade particular em Belém, os setores mais procurados nesse período são os de roupas femininas, cosméticos, maquiagens e até mesmo eletrodomésticos.


E quando se fala em “lembrança”, é justamente onde o empreendedorismo local toma a frente, o que traz benefícios para economia da região.


Dados


De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae, com base em informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), os pequenos negócios geraram um saldo de 121 mil empregos em 2022. No total, dos 615 mil novos postos de trabalho no país, 70% deles, ou seja, 430 mil vagas de emprego correspondem às oportunidades das micro e pequenas empresas. Em maio, o comércio tem sido impulsionado positivamente pelo grande número de vendas.


Afetividade


Sob a ótica da psicologia, o Dia das Mães vai além da simples compra de um presente. “Mesmo que de forma simbólica, presentear a figura materna é uma maneira de externalizar, em ato, toda a importância deste laço e agradecer por tanto investimento, que ultrapassa as barreiras do dinheiro e das convenções sociais”, pontua Jéssica Lira, psicóloga e coordenadora adjunta do curso de psicologia de uma faculdade particular na capital paraense.

25 visualizações0 comentário