Enem 2021: Domingo é o dia decisivo para milhares de paraenses que farão o Enem


Foto: Reprodução/EBC


No domingo (20), é um momento decisivo para mais de 160 mil paraenses inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).


Ansiedade e muita confiança para este domingo, a organização é essencial para evitar atrasos e frustrações nesses dias que podem ser decisivos para o futuro.


O primeiro dia de prova do enem é hoje, tanto na versão impressa quanto na versão digital. E a primeira data é reservada para a redação, além de 45 questões de linguagens e 45 questões de ciências humanas. Já a segunda avalia 45 questões de matemática e 45 sobre ciências da natureza.


Segurança nas escolas durante realização do Enem 2021


Na capital paraense, a Guarda Municipal de Belém (GMB), integrada a outros órgãos de segurança, vai reforçar o serviço durante a realização das provas do (Enem), marcada para os dias 21 e 28. com o objetivo de garantir a segurança dos estudantes.


De acordo com a GMB, ao todo, 272 agentes da GMB estão envolvidos na operação Enem 2021, atentos aos locais de provas na capital e distritos de Icoaraci, Outeiro e Mosqueiro.


Foto: assessoria/GMB

Datas do ENEM 2021


O primeiro grupo de participantes do exame fará as provas nos dias 21 e 28 de novembro de 2021, para eles serão aplicadas as versões impressa e digital.


Enquanto que o segundo grupo, os “novos isentos” e os participantes do ENEM PPL, farão o exame em 9 e 16 de janeiro, para eles apenas a versão impressa estará disponível.


O gabarito das provas de novembro vai ser disponibilizado em 2 de dezembro e das provas de 2022 em 20 do janeiro.


O que levar para o Enem 2021?


Os itens obrigatórios que os candidatos devem levar são os seguintes: caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, documento de identificação válido (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho) e máscara de proteção contra a Covid-19.


Há outros objetos recomendados, como álcool em gel, cartão de confirmação de inscrição e declaração de comparecimento impressa (caso necessário).


O que é proibido portar na sala de aula?

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), os participantes que forem pegos na sala de aula com qualquer um dos itens abaixo serão eliminados.

  1. Declaração de comparecimento impressa.

  2. Óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira e gorro).

  3. Caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos.

  4. Livros, manuais, impressos e anotações.

  5. Protetor auricular.

  6. Relógios.

  7. Dispositivos eletrônicos, como telefones celulares, smartphones, tablets, calculadoras, entre outros.

  8. Alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico.

  9. Fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.

Para mais informações, acesse www.gov.br/inep/pt-br.


9 visualizações0 comentário