
No domingo (20), é um momento decisivo para mais de 160 mil paraenses inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Ansiedade e muita confiança para este domingo, a organização é essencial para evitar atrasos e frustrações nesses dias que podem ser decisivos para o futuro.
O primeiro dia de prova do enem é hoje, tanto na versão impressa quanto na versão digital. E a primeira data é reservada para a redação, além de 45 questões de linguagens e 45 questões de ciências humanas. Já a segunda avalia 45 questões de matemática e 45 sobre ciências da natureza.
Segurança nas escolas durante realização do Enem 2021
Na capital paraense, a Guarda Municipal de Belém (GMB), integrada a outros órgãos de segurança, vai reforçar o serviço durante a realização das provas do (Enem), marcada para os dias 21 e 28. com o objetivo de garantir a segurança dos estudantes.
De acordo com a GMB, ao todo, 272 agentes da GMB estão envolvidos na operação Enem 2021, atentos aos locais de provas na capital e distritos de Icoaraci, Outeiro e Mosqueiro.

Datas do ENEM 2021
O primeiro grupo de participantes do exame fará as provas nos dias 21 e 28 de novembro de 2021, para eles serão aplicadas as versões impressa e digital.
Enquanto que o segundo grupo, os “novos isentos” e os participantes do ENEM PPL, farão o exame em 9 e 16 de janeiro, para eles apenas a versão impressa estará disponível.
O gabarito das provas de novembro vai ser disponibilizado em 2 de dezembro e das provas de 2022 em 20 do janeiro.
O que levar para o Enem 2021?
Os itens obrigatórios que os candidatos devem levar são os seguintes: caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, documento de identificação válido (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho) e máscara de proteção contra a Covid-19.
Há outros objetos recomendados, como álcool em gel, cartão de confirmação de inscrição e declaração de comparecimento impressa (caso necessário).
O que é proibido portar na sala de aula?
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), os participantes que forem pegos na sala de aula com qualquer um dos itens abaixo serão eliminados.
Declaração de comparecimento impressa.
Óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira e gorro).
Caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos.
Livros, manuais, impressos e anotações.
Protetor auricular.
Relógios.
Dispositivos eletrônicos, como telefones celulares, smartphones, tablets, calculadoras, entre outros.
Alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico.
Fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.
Para mais informações, acesse www.gov.br/inep/pt-br.