Estoque baixo: Hemopa tem redução de doadores de sangue





O número de doadores de sangue, que já é baixo, sofreu uma queda desde a chegada da Covid-19, de acordo com o Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa). Com estoques baixos, apenas as solicitações por transfusões de sangue de pacientes em estado gravíssimo estão sendo atendidas.


A demanda de pacientes que precisam de transfusão de sangue, incluindo quadros hematológicos, câncer, e a Covid-19, está aumentando no Pará, segundo a Fundação Hemopa. Em contrapartida, o estoque está cada vez mais baixo.


Além dos surtos gripais e a circulação das variantes da covid-19, ainda o período chuvoso, dificulta a ida dos doadores até os Hemocentros.


Diante do cenário, a Fundação Hemopa está convocando voluntários da doação de sangue a comparecerem às unidades de coleta. Uma bolsa de sangue pode beneficiar até 4 pessoas.

Seja um doador

A doação de sangue é simples e não causa nenhum prejuízo ao organismo. Para doar é necessário seguir critérios básicos: - Estar muito bem de saúde. - Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem levar um responsável legal para autorizar a doação voluntária); - Pesar mais de 50kg; - Apresentar um documento de identificação oficial com foto, podendo ser RG, CNH, Carteira de Trabalho ou Passaporte. Carteiras de meia passagem e xerox de documento não são aceitas. Para quem teve covid-19, precisa esperar 10 dias após a cura para doar sangue. Mas atenção, a contagem começa a partir da recuperação completa da doença. Mesmo quem esteve assintomático e testou positivo para a covid-19, deve esperar os 10 dias para voltar aos Hemocentros. E para quem teve contato com pessoas com o novo coronavírus, deve esperar 7 dias após o último contato. Não apresentando nenhum sintoma, pode fazer a doação. É importante lembrar também para quem recebeu a vacina contra a covid-19 deve esperar 7 dias. E quem se vacinou contra gripe, 48h. Qualquer dúvida, só ligar para Ouvidoria no 0800 280 8118.




2 visualizações0 comentário