Exposição ‘Caetés’ chega a Belém hoje e ficará aberta até o dia 22 de janeiro na Casa Namata


Imagem: Fagner Damasceno/Reprodução.

A exposição ‘Caetés’ começa hoje e ficará aberta até o dia 22 de janeiro na Casa Namata, localizado na Av. Conselheiro Furtado, 287, bairro de Batista Campos. A exposição apresentará imagens produzidas pelo fotógrafo e jornalista capanemense Fagner Damasceno, que retratará de maneira documental e fantasiosa a vivência daqueles que se banham nas águas dos rios do Pará.


Um dos objetivos da exposição é registrar, documentar e disseminar a vivência nos Caetés com suas pequenas vilas, cidades e vilarejos e também a produção artística e cultural da região, em que a natureza é protagonista e o principal meio de subsistência material e simbólica das pessoas, tentando fugir das armadilhas e lugares comuns com que essas populações costumam serem retratadas.

De acordo com Fagner Damasceno, “debruçar-se sobre a composição étnico-cultural dessas pessoas é fundamental não apenas para criar um lugar de pertencimento para nossa história, mas é também compreender nossa raiz e costumes essenciais”, enfatizou o fotógrafo e jornalista capanemense.


Imagem: Divulgação/Reprodução.

A exposição transborda beleza, mas também quer ter ressonância política. As cidades do interior existem e possuem dinâmicas, personagens e paisagens ímpares que merecem que o mundo as conheça e reconheça.


Fagner Damasceno também acrescenta que “Indivíduos que, por vezes, são marginalizados nessa região por conta do preconceito serão destaques na exposição. A exposição é um manifesto contra o preconceito aos grupos LGBTQIA+, afrodescendentes, descendentes dos indígenas e ribeirinhos e, sobretudo, ao rompimento do binômio centro-periferia”, assegura o jornalista.


Serviço: Exposição Caetés Abertura: Dia 22/12/2021, a partir das 18h. Visitação: até 22/01/2022 Local: Casa Namata (Av. Conselheiro Furtado, 287, Batista Campos)



16 visualizações0 comentário