Faltando 11 dias para Enem crise no Inep preocupa estudantes de Belém


Foto: Reprodução Google


Que o governo que o país enfrenta está em crise, isso é fato, e todos são afetados. Recentemente a crise foi na educação, 37 servidores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) pediram exoneração de suas funções.


A “fragilidade técnica e administrativa da atual gestão máxima do Inep” é uma das motivações apontada pelos funcionários.


A saída desses servidores pode afetar diretamente a realização da prova como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Essa ausência de servidores acontece às vésperas da aplicação do Enem, prevista para os dias 21 e 28 de novembro, e também do Enade, que será aplicado neste domingo (14).


Em todo Brasil 3.109.762 pessoas com a inscrição confirmada no Enem, menor número desde 2005.


No estado do Pará houve uma queda no número de candidatos inscritos em relação a 2020, no Enem. Na última versão do exame, 330.842 fizeram suas inscrições. Já para a edição deste ano, há 229.170, sendo 228.570 no modo impresso e 600 no Enem Digital.

Os estudantes inscritos no exame já demonstraram preocupação quanto a aplicação das provas.


Para Núbia de Nazaré, estudante da EEEFM Deodoro de Mendonça, em Belém, “é preocupante que condições as provas serão realizadas. Com essa confusão, nós, estudantes, ficamos em dúvida em relação à segurança da aplicação do exame. Será que tudo vai acontecer do jeito que deveria?", questionou.


O João Freire, estudante do terceiro ano do ensino Médio da EEEFM Dom Pedro II, também tem suas dúvidas e ressalta que “tudo pode acontecer no dia da prova, desde queda de energia até falta de prova em alguma escola, por exemplo. Essas coisas acontecem, e é preciso ter uma equipe de logística lá [no Inep] para resolver isso. E com as recentes demissões, não sabemos como será essa organização”, disse.


De acordo com nota divulgada pelo Ministro da Educação, Milton Ribeiro, em sua rede social a aplicação do ENEM 2021 no próximo dia 21 de novembro está garantida.

“O Ministério da Educação informa que o cronograma de execução do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 está mantido e não será afetado pelos pedidos de exoneração de servidores do Inep”, afirmou ele.



13 visualizações0 comentário