Guarda Municipal de Belém faz ronda no Centro Histórico de Belém



Foto: Assessoria GMB

A Guarda Municipal de Belém (GMB), está realizando desde o dia 05 de novembro, promovendo rondas no pelo Centro Histórico de Belém. Os agentes através de viaturas e motocicletas realizam rondas diárias em 21 pontos como praças, complexos, palácios, igrejas entre outros.


Para proteger esse patrimônio público, com mais segurança ao cidadão paraense e aos turistas que circulam pelos centros. Por dia, duas viaturas e quatro motocicletas com total de 13 agentes

Segundo a GMB, qualquer pessoa que presenciar ocorrência de depredação, roubo e furto, pode acionar a corporação, por meio do telefone 153. A partir da ligação, gratuita, uma viatura será encaminhada até o local.


Foto: Assessoria GMB
“Não tenho dúvidas que a ação preventiva realizada pela Ronda no Centro Histórico traz visibilidade, aumenta a segurança dos munícipes e contribui para que a Segurança Pública alcance resultados expressivos de redução da criminalidade e também de aproximação com o cidadão. Nossa meta, e já estamos trabalhando para que isso ocorra, é transformar a ronda em grupamento turístico. Nossos agentes irão passar por cursos em diversos segmentos, em parceria com a FUMBEL, para que logo estejam preparados para essa formação.” Ressaltou, Joel Monteiro, Inspetor Geral da GMB.

GMB - Implantada oficialmente em 27 de setembro de 1991, com um efetivo de 150 integrantes, a Guarda Municipal de Belém tinha como principal objetivo proteger e guardar o patrimônio público municipal. Mas, em 2010 passou a ter como competência institucional a segurança urbana municipal e atribuições de proteger e guardar a população, parques, praças, jardins e logradouros públicos de Belém. Atualmente, a corporação tem no seu quadro funcional 1.140 agentes, atuando em 53 postos fixos e 166 volantes.


Pontos de ronda:


Praças: Ver-o-Rio, Magalhães, Waldemar Henrique, Estivadores, D. Pedro II, Relógio e Carmo.

Complexos: República, Ver-o-Peso e Feliz Lusitânia

Palácios: Antônio Lemos, Pinho e Bolonha.

Igrejas: Carlos, Rosário, Santana, Mêrces;

Edifício Cosmorama, Espaço Palmeira, Restaurante Popular e PGM

85 visualizações0 comentário