Hemopa registra aumento de 16% nas bolsas de sangue; números ainda preocupam


Foto: Reprodução

Após dois meses seguidos, com o estoque das bolsas de sangue, bem abaixo do limite necessário, a Fundação Hemopa registrou um aumento de 16% nas doações de sangue, neste mês de fevereiro. Mesmo com feriado, período chuvoso e incidência de gripes, as doações chegaram a pouco mais de 8.640 nos primeiros dois meses de 2022.


O que contribui bastante para a fundação conseguir sair da linha vermelha de alerta, foram as inúmeras divulgações por parte do Hemopa, nas grandes mídias, incentivando e pedindo o apoio da população. Além disso, as caravanas solidárias, e as parcerias com as instituições públicas e privadas, e organizações não governamentais, contribuíram para que o estoque não continuasse na margem limite de alerta.


Lembrando que uma bolsa de sangue pode beneficiar até quatro pacientes internados. Pessoas que lutam contra o câncer e doenças hematológicas, por exemplo, precisam de transfusões, diariamente, como parte do tratamento. Destacamos também, que os hospitais de urgência e emergência demandam bolsas de sangue constantemente diante dos índices de acidentes. Sem contas as cirurgias eletivas.


Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos (menores de idade devem ter autorização dos/as responsáveis), pesar acima de 50 quilos, e que não tenham sido positivadas para covid-19 nos últimos dez dias, além de estarem com o documento de identidade oficial com foto.


A Fundação Hemopa fica localizada na Travessa Padre Eutíquio, n°2109, no bairro da Batista Campos, em Belém. Para saber qual unidade fica está mais próxima de você, pode ligar para a Ouvidoria da fundação, através do número: 0800 280 8118.

20 visualizações0 comentário