Hospital Veterinário de Belém realiza campanha de conscientização sobre o câncer de mama em animais

Atualizado: 27 de out. de 2021


Foto: Reprodução redes sociais

O mês de outubro é conhecido como o mês da campanha de prevenção ao câncer de mama. Atualmente essa campanha também é estendida aos animais. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), por meio do Hospital Veterinário Dr. Vahia, promove, de 25 a 29 de outubro, a campanha Outubro Rosa Pet.


A campanha que começou na última segunda-feira (25), acontece até o dia 29, sexta-feira, tem a importância de conscientizar os tutores sobre o câncer de mama em animais. O objetivo é levar informação sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamentos, assim, evitando o agravamento da doença.


IMPORTANTE - Para que o seu pet seja atendido, é importante que tutor seja residente da capital, e para atendimento deve apresentar o comprovante de residência.

Segundo a diretora do Hospital Veterinário de Belém, Márcia Alves, diretora clínica do Hospital, tumores mamários são muito frequentes em cadelas e gatas, sendo na maioria das vezes malignos. “Essa é uma doença característica de animais de meia idade em diante e com o aumento da sobrevida dos animais, a incidência dessa enfermidade tem aumentado nos últimos anos. Dessa forma, é fundamental que o diagnóstico precoce seja realizado, aumentando com isso a chance de cura do animal.

O câncer de mama é um tumor hormônio-dependente provocado pelas alterações hormonais, que possibilitam as células mamárias a se multiplicarem de uma maneira errônea e formar o câncer. Nos animais, a causa se dá por dois fatores, o uso de anticoncepcionais ou a gravidez psicológica. Para a prevenção, os médicos veterinários indicam a castração.


Serviços disponibilizados na Campanha Outubro Rosa Pet.


- Abordagem educativa na triagem e recepção do hospital;

- Distribuição de folder educativo;

- Orientação de como fazer o autoexame nos pets;

- Consultas direcionadas para casos suspeitos de nódulos mamários;

- Oferta de exames direcionados de raios X, USG e citologia para casos suspeitos de nódulos mamários.


O Hospital Veterinário Dr. Vahia


Endereço: Rod. do Tapanã, 281 - Tapanã (Icoaraci), Belém - PA, 66825-010

Horário de Atendimento: 07h as 16h (TODOS OS DIAS, incluindo sábado, domingo, feriados e pontos facultativos)


29 visualizações0 comentário