IBGE inicia em Mosqueiro os testes para o Censo 2022


Foto: Reprodução site Agência Belém


O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) lançou ontem o primeiro teste nacional do Censo 2022. As atividades começaram simultaneamente nas 27 unidades da federação do País. No estado do Pará, em Belém, a Ilha de Mosqueiro é o único lugar que vai receber a operação.


O evento ocorreu na última quarta-feira, 4, quando também começou o trabalho dos recenseadores no bairro da Vila. A avaliação demográfica é o principal instrumento para contar a quantidade de habitantes do território nacional e identificar as características de cada região.


Em 2022, a amostragem terá uma grande tarefa: retratar o cenário do País depois da pandemia da Covid. O Censo vai revelar a atual situação dos brasileiros, com indicadores importantes para definição de novas políticas públicas e de decisões de investimentos por meio da iniciativa privada.


De acordo com a Prefeitura de Belém, uma equipe de 40 profissionais, sendo 13 recenseadores, já está na ilha coletando as informações disponibilizadas em dois questionários distintos, O tempo aproximado da pesquisa é de sete a dez minutos. Os trabalhos seguem até o dia 22 de dezembro.


As atividades seguem até meados de dezembro com o objetivo de verificar os sistemas de coleta, os equipamentos, a abordagem ao informante e os protocolos de prevenção à Covid-19 que serão utilizados durante a avaliação demográfica, prevista para ocorrer oficialmente de junho a agosto de 2022.


A solenidade - Participaram da solenidade de lançamento o chefe da Unidade do IBGE no Pará, Rony Elder Cordeiro; o coordenador técnico da pesquisa, Luiz Cláudio Martins, e Maria Luisa Pimenta, representante da Diretoria de Geociência do IBGE/Rio de Janeiro, além de Márcio Ivan Ponte, presidente da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisa (Fapespa), representando o governador Helder Barbalho, e Vanessa Egla, agente distrital de Mosqueiro e representante do prefeito Municipal de Belém, Edmilson Rodrigues.


Serviço - Para quem vai receber os recenseadores é importante conferir o crachá, fotografia, colete e identidade. Eles estarão sozinhos ou acompanhados por um (a) supervisor (a). A aplicação dos questionários deve levar de 7 a 10 minutos. As dúvidas e maiores informações podem ser obtidas no site censo2022.ibge.gov.br ou 0800-721-8181 ou na Agência Distrital de Mosqueiro.

15 visualizações0 comentário